Pequenas mudanças, grandes impactos
Independente do orçamento, estas dicas e ideias vão te ajudar a olhar para os espaços de outra forma
No Apartamento 203, somos do time que evita reformas ao máximo e, quando fazemos quebra-quebra, nos esforçamos para sermos sustentáveis e responsáveis ao máximo. Mas isso não quer dizer que as mudanças que fazemos (e que você pode fazer!) sejam menos impactantes.
A verdade é que, na maioria das vezes, já temos os móveis, acessórios ou outros elementos para mudar completamente um ambiente. Pensando nisso, trouxemos dicas e ideias para pequenas mudanças, grandes impactos:
Olhe para os móveis e acessórios que você já possui
A criatividade é muito importante na hora de repaginar um espaço. Se você quer uma luminária preta, vale andar pela casa e ver se é possível pintar uma que já possui. Uma mesa de cabeceira, por exemplo, não precisa ser necessariamente uma mesa – por que não experimentar com um banco ou prateleira? Reaproveitar e mudar as coisas de lugar faz a diferença!
Cores e mais cores
A tinta é capaz de resolver de tudo: de uma luminária com nova cor até uma parede inteira. Algo que gostamos muito de fazer é renovar móveis vintage com uma boa camada de tinta – assim, é possível manter a tradição familiar e as memórias, mas de um jeito moderno. Já pensou em pintar uma parte da parede em vez de instalar papel de parede ou de comprar uma cabeceira?
Mude as estampas
Tapetes, almofadas, quadros, roupa de cama… Escolher novas estampas dá ares novos aos ambientes sem precisar de grandes mudanças ou reformas. Se você unir esta ideia com experimentar novas utilidades para móveis antigos, então, o impacto fica maior ainda.
Troque os acessórios
Para renovar o banheiro e a cozinha, por exemplo, sem quebra-quebra, uma ótima alternativa é trocar os acessórios – torneiras, puxadores, etc. O preto sempre dá um toque de sofisticação e sobriedade, além de remeter ao estilo industrial. Já os tons metálicos trazem mais luz e vida.
Aposte em itens atemporais
Se a sua parede está meio vazia, experimente adicionar um espelho, ou então uma prateleira cheia de plantas. Mas, uma boa dica para quem quer uma decoração mais coesa é escolher peças atemporais e versáteis, que possam ser trocadas de lugar e de uso. Assim, você pode, por exemplo, trocar as coisas de lugar e renovar o décor algumas vezes por ano.
Veja também:
Tudo o que você precisa saber sobre décor industrial
Decorando o Quarto: participe da nossa aula ao vivo e gratuita!