Dalston Eastern Curve Garden: um jardim comunitário em Londres
Inaugurado em 2010, o local foi construído na antiga linha ferroviária Eastern Curve
Para ampliar o pouco espaço público na região uma das áreas mais urbanizadas de Londres, a Design for London encomendou um novo projeto, realizado pelo escritório J&L Gibbons Landscape Architects.
Assim, em 2010 nasceu o Dalston Eastern Curve Garden, um jardim de bairro gratuito construído na antiga linha ferroviária Eastern Curve (a ideia lembra muito o The High Line, em Nova York!). Concebido como um oásis de plantas e para fornecer um ambiente de conexão com a natureza e de encontro da comunidade local, o DECG tem um programa de educação e uma agenda de eventos durante todo o ano.
Árvores e arbustos, incluindo aveleira, espinheiro e bétula compõem o jardim e foram plantados ao lado de arbustos de borboletas, samambaias e outras plantas que já estavam crescendo no local abandonado.
Seis grandes canteiros elevados foram instalados para o cultivo de alimentos e, desde sua fundação, outros foram adicionados para o cultivo de ervas e vegetais, e mais flores e plantas para apoiar as abelhas, borboletas e animais selvagens.
O DECG conta com um pavilhão de madeira, construído pelo coletivo arquitetônico Exyzt, onde ficam o quiosque de café, o forno de pizza e mesa e cadeiras. Além disso, há o The Pineapple House, uma estufa com estilo de conservatório onde acontecem workshops.
Veja também:
MASP estreia projeto online sobre diversidade
203 Transforma: sala industrial
Casa de arquiteto na Austrália