Estas peças foram criadas durante o isolamento social
Sete designers espanhóis receberam o desafio de encontrar material e fabricar produtos dentro de 1 km de onde moram1
O isolamento social trouxe muitas mudanças, e é claro que a pandemia do covid-19, que parou o mundo, também virou o tema do trabalho de alguns profissionais. É o caso dos participantes do projeto Km Zero.
Criadas por sete designers espanhóis, estes bancos, banquetas, chaleira, conjunto de cerâmica e trio de embarcações não só foram criados durante o isolamento social, mas também foram fabricados e são compostos por materiais encontrados dentro de um quilômetro da casa dos profissionais.
As propostas eram justamente refletir as limitações do momento atual e incentivar a produção local. “Produzir e consumir localmente está em nossas mentes há anos, mas às vezes, até que sejamos forçados a agir de acordo com uma ideia, não nos comprometemos totalmente com ela”, Sanna Völker, curadora do projeto e autora da chaleira Presence, disse ao Dezeen. Apesar de viver no país, ela é a única não espanhola do grupo.
Os outros profissionais que participaram do Km Zero são Marta Ayala Herrera, que criou um banco de madeira com assento duplo; Paula Clavería, que projetou uma banqueta de entulho e granito; Turbina Studio, que contribuiu com a série Future Archeology de bowls e pratos; Omayra Maymó, que assina uma baqueta com corda; Isaac Piñeiro, autor do banco de madeira curvada; e Júlia Esqué, que criou o trio de embarcações.
Veja também:
5 casas que profissionais construíram para eles mesmos
#AntigaCasaNova: tour pelo escritório + tutorial de papel de parede e tinta Suvinil
Passo a passo: como montar uma gallery wall