O maior festival de arte da América Latina ocupará o Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, nos dias 4 a 7 de abril

(foto: Ênio Cesar/SP-Arte)

Um dos mais tradicionais eventos do Brasil, a SP-Arte chega à sua 15ª edição neste ano. O festival de arte, que é o maior da América Latina, acontece de 4 a 7 de abril no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Quem visitar o evento poderá fazer visitas guiadas, participar de talks, conversas e da programação especial da Gallery Night, além de conferir obras de arte trazidas por galerias de diferentes partes do Brasil e as peças do Setor Design.

Abaixo, confira todos os detalhes da SP-Arte:

SP-Arte 2018. (foto: Leo Eloy/SP-Arte)

Visitas guiadas

Todos os anos, a SP-Arte convida profissionais de diversos campos da cultura para preparar roteiros temáticos para as visitas guiadas. A atividade é gratuita (precisa se inscrever no balcão de visitas guiadas, no segundo piso) e acontecem a cada 30 minutos (começando às 14h e às 18h30).

Galerias fora do eixo SP/RJ

Diversas galerias de quatro regiões brasileiras participarão do festival neste ano. Da região sul, participam a Ybakatu e e SIM Galeria, de Curitiba; e a Aura Arte Contemporânea, a Bolsa de Arte e a Galeria de Arte Mamute, de Porto Alegre. Do nordeste, a Paulo Darzé Galeria e a Roberto Alban Galeria, de Salvador; e a Amparo 60, de Recife. Da região centro-oeste, a Referência Galeria de Arte e a Galeria Karla Osório (antigo Gabinete k2o), de Brasília. Do sudeste, a OMA Galeria, de São Bernardo do Campo; a Periscópio Arte Contemporânea, a AM Galeria de Arte, a Galeria Murilo Castro, a galeria de Celma Albuquerque, e a Galeria Manoel Macedo, de Belo Horizonte; e a OÁ Galeria, de Vitória (ES).

Banco Benjamim, 2018, que Gustavo Bittencourt exibe na 15ª edição da SP-Arte. (Divulgação/SP-Arte)

Setor Design

O Setor Design completa quatro anos na 15ª SP-Arte. Com foco em mobiliário, iluminação e antiquário, o espaço dedicado traz nomes contemporâneos e clássicos do design brasileiro.

Espaço Casa Vogue

Há cinco anos participando da SP-Arte, a Casa Vogue exibirá, no terceiro andar da feira (Setor Design), as peças vencedoras do 3º Prêmio Casa Vogue Design. Entre elas estão um tapete assinado por Nicole Tomazi para a By Kamy, penduradores da ,ovo,uma tapeçaria criada por Zanini de Zanine para a Punto Filo, e um sofá de Jacqueline Terpins. A cerimônia de entrega dos troféus aconteceu no dia 25 de março, no MASP.

SP-Arte 2019
Espaço Casa Vogue. (Divulgação)

Prêmio de Arte Marcos Amaro

A terceira edição do Prêmio de Arte Marcos Amaro apresentará os artistas finalistas: André Komatsu (Vermelho), Estela Sokol (Anita Schwartz Galeria de Arte), Jonathas de Andrade (Vermelho), Marcelo Moscheta (Vermelho), e Virginia de Medeiros (Galeria Nara Roesler). O vencedor, que será anunciado no dia 4 de abril, ganhará um prêmio de 50 mil reais e desenvolverá uma projeto para exposição na Fábrica de Arte Marcos Amaro (Itu, SP), durante a SP-Arte do ano que vem.

Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça: Conversas

Também em sua 15a edição, o Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça integrará a programação do festival com lançamentos, debates e homenagens. Confira a agenda completa aqui.

SP-Arte 2018. (foto: Jéssica Mangaba/SP-Arte)

Talks 2019

O Talks, ciclo de debates com especialistas, curadores e colecionadores, abordará seis temas na edição de 2019: A iniciativa privada no setor cultural; Perspectivas dissidentes da arte latino-americana; A instituição de arte na contemporaneidade; Brasil desamparado e a cidadania em construção; Para onde vamos? Inovações no mercado de arte; e Novas narrativas curatoriais no Brasil. Confira a programação aqui.

Gallery Night

Em sua quarta edição, o Gallery Night acontece nos dias dias 1 e 2 de abril em 41 galerias da Vila Madalena, Pinheiros, Itaim, Jardins e Vila Nova Conceição. Os espaços ficarão abertos em horário alternativo e organizaram uma programação especial com exposições, visitas guiadas, performances e festas. Confira a lista de galerias participantes aqui.

Gallery Night. (Divulgação/SP-Arte)

Exposições simultâneas

Diversas exposições acontecem por toda a cidade de São Paulo antes, durante e depois a SP-Arte, em museus, galerias, institutos e lojas. Todos os anos, o festival reúne a programação completa em seu site.

 

SP-Arte: 15ª edição

Onde: Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera, portão 3

Quando: 4 a 7 de abril

Horários: de quinta a sábado, das 13 às 21h; no domingo, das 11 às 19h

Ingressos: a entrada geral custa 50 reais e, a meia, R$20

A bilheteria encerra suas atividades 30 minutos antes do término do evento