Um roteiro pela cidade que é o jeitinho mineiro materializado

A capital de Minas é um destino que encanta com sua arquitetura marcante, bairros cheios de personalidade e uma gastronomia que é praticamente um patrimônio cultural, famosa pelo Brasil afora. 

Para quem curte história, arte, boa comida ou apenas um lugar para desacelerar e aproveitar o ritmo acolhedor de Minas, BH tem um pouquinho de tudo.

Recentemente estivemos lá novamente (pela sétima vez!), e percebemos que sempre tem algo novo para descobrir na cidade. Então aqui vamos sugerir algumas dicas para aproveitar o melhor da cidade e os locais que consideramos imperdíveis, para a sua próxima viagem.

Geralmente começamos o passeio pela região da Pampulha. Lá tem um complexo arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer, que inclui a famosa Igreja São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha), a Casa do Baile, o Museu de Arte da Pampulha (antigo Cassino) e a Casa Kubitschek

Para quem é da seita da corrida, a lagoa da Pampulha tem 18km de extensão, com uma paisagem linda, e fizemos o trajeto num dia lindo de sol. 

Como sugestão de almoço, experimente o Birosca S2 e o Fugu Izakaya, ou então, o Mercado Novo de BH, que é uma parada obrigatória para quem quer conhecer a gastronomia local. Lá dentro gostamos muito do restaurante Cozinha Tupis.

De lojas, recomendamos que você visite O Ateliê de Cerâmica, que é uma casa modernista dos anos 1950, com retrofit do escritório Mobio Arquitetura.

Para finalizar a tarde, um café coado delicioso no Elisa Café, e não deixe de visitar, fazer compras e jantar no Mercado Central de BH.

Veja também:

Airbnb: casa mediterrânea no interior de São Paulo

Relatório de viagens do Pinterest para 2024

Airbnb: vila luxuosa em fazenda em Ubatuba