Projeto do escritório FGMF, a casa é a união perfeita entre a natureza exuberante e a arquitetura moderna mid-century

Divulgação

Em um terreno de 53 hectares, cercado por mata virgem, está localizada a Casa Grelha, em São José dos Campos, em uma construção que se destaca por sua conexão profunda com o verde.

Divulgação

Dentro de um vale protegido e envolto por araucárias, ela foi pensada para se adaptar ao terreno acidentado e ter como protagonista a vegetação, mas ainda sim, ser uma grande exibição do design e da estrutura projetada pelo escritório FGMF, o mesmo da Japan House, em São Paulo.

Divulgação

A casa é suspensa sobre pilares de concreto, e se organiza em uma estrutura modular de madeira, uma grelha, e integra espaços internos e externos, criando um ambiente fluido e harmonioso. A divisão dos ambientes garante privacidade para os moradores, enquanto as grandes aberturas permitem vistas livres do jardim e da mata ao redor.

Divulgação

A casa tem áreas de serviço, sociais, quarto de hóspedes e apartamento do proprietário, e três módulos isolados, com dois quartos cada, para os filhos. Entre eles, módulos vazios exaltam a continuidade estrutural e valorizam os vãos por onde o jardim se faz presente.

Divulgação

Além da residência principal, há também um pavilhão de lazer no ponto mais alto do terreno, oferecendo uma vista do horizonte montanhoso. Os espaços ao redor da casa foram cuidadosamente planejados para recriar a transição entre o campo aberto e a floresta, utilizando espécies vegetais nativas.

Divulgação

A casa é mais do que uma construção – é uma extensão da paisagem, onde arquitetura e natureza se encontram em perfeita harmonia.

Divulgação

Veja também:

Um resort na Estônia para amantes de arquitetura, natureza e design

A biofilia na arquitetura e decoração

Conheça a casa invisível