Um museu a céu aberto, essa é a ilha de arte e arquitetura do Japão
Na última parada da nossa viagem de lua de mel pelo Japão, o destino foi Naoshima, uma ilha que é puro charme e conhecida por sua beleza natural, e também por abrigar projetos assinados pelo renomado arquiteto Tadao Ando, além de obras de artistas como Monet, Yayoi Kusama e James Turrell.
Saímos de Hiroshima e pegamos o trem bala até Okayama, depois outro trem para Uno e, finalmente, uma balsa até Naoshima. A viagem toda durou 3 horas, mas foi super tranquila.
Na ilha, as opções de transporte e comida são bem limitadas, mas vale muito a visita, pela mistura única da natureza, da arquitetura, do design e da arte.
Reunimos aqui algumas dicas imperdíveis de passeios que fizemos:
Museu Chichu
Um dos pontos altos. Projetado por Tadao Ando, a arquitetura e as obras de arte se complementam de forma mágica, e o museu foi construído quase todo subterrâneo para não impactar a paisagem natural da ilha, mas a iluminação natural planejada faz com que as obras ganhem vida.
Museu Benesse
Também do Tadao Ando, é uma mistura de vários museus de arte contemporânea com hotel. Dá para comprar os ingressos para visitar na hora. Nós caminhamos 30 minutos do porto até lá, mas você pode usar uma bicicleta elétrica. Se conseguir, reserve uma hospedagem dentro do museu, que é um espetáculo de arquitetura, e oferece uma imersão ainda mais profunda nas obras e na arte do local.
Galeria Valley
É uma galeria ao ar livre, dentro do Benesse, que exibe esculturas contemporâneas de artistas renomados. Assim como nos outros museus e galerias de Naoshima, a integração das obras com a paisagem é um dos pontos mais marcantes.
Galeria Lee Ufan
As instalações minimalistas dessa galeria exploram a relação entre os materiais e o espaço, já que as obras são bem espaçadas, permitindo que o visitante tenha momentos de contemplação e paz em meio ao silêncio.
Abóbora da Yayoi Kusama
Talvez a obra mais icônica de Naoshima, a famosa abóbora amarela com bolinhas pretas de Yayoi Kusama é praticamente o símbolo da ilha, super fotografada. A escultura está em um píer à beira-mar e oferece uma vista incrível, especialmente ao pôr do sol.
Veja também:
The Tokyo Toilet: os banheiros arquitetônicos do Japão
O que fazer em Hiroshima, Japão