Mandril Arquitetura, Cacau Ribeiro e Renata Mendonça são alguns dos profissionais que assinam os ambientes na edição deste ano da mostra

MCA Estudio/CASACOR

Principal evento da maior plataforma cultural de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas, a CASACOR São Paulo 2024 acontece no Conjunto Nacional  até 28 de julho. 

De Presente, O Agora é o tema da mostra, que ocupa um espaço de 9 mil m2 de área construída com 70 ambientes. Abaixo, fizemos uma seleção com todas as cozinhas (com exceção dos restaurantes, bares e cafés) da edição deste ano. 

Olha só:

Carol Miluzzi Arquitetura: Casa Legado

CASACOR

Na sala e cozinha idealizadas pela arquiteta Carol Miluzzi e seu sócio, o engenheiro Willian Vasconcelos, o fogo da lareira, acomodado na peça desenhada por Gustavo Neves, é central. Ao redor, a pintura digitalizada do artista Dominique Jardy estampa as paredes. A criteriosa seleção de itens herdados e reaproveitados constitui a maior parte do mobiliário, que transita entre o brasileiro dos anos 1950, o francês do século 19, mobília de família e peças de design contemporâneo. Assim, o espaço de 56m² ressalta a lembrança dos antepassados e o desejo de um futuro que retire da natureza apenas o necessário.

 

Laura Rocha: Living Piano Casa Cosentino

CASACOR

Em meio à agitação da vida urbana, os 156m² com lounge, cozinha, bar e jardim de inverno estimulam a relaxar e apreciar uma pausa. Em ocasiões especiais durante a mostra, a trilha sonora virá da música tocada ao piano da centenária marca americana Steinway. Ao seu redor, vários modelos dos revestimentos Dekton e Silestone, da Cosentino, aparecem nos pisos, nas paredes e em peças de mobiliário. Lançamento no Brasil, o padrão Khalo reveste as bancadas e a ilha. Um painel de linho, no qual uma paisagem foi pintada à mão, complementa o paisagismo assinado por Alex Hanazaki.

 

Mandril Arquitetura: Cozinha Torno

CASACOR

Bruno Reis e Helena Kallas, parceiros, propõem uma área para refeições e convívio familiar. Com uma dimensão de 55m², o plano aproveita a expertise da dupla em conceber, especialmente para a exposição, a série de recipientes e suportes de iluminação apresentada no espaço. Moldadas em torno, ferramenta ancestral que promove a atenção plena durante a ação manual, as peças celebram a matéria-prima e sua trajetória. Os profissionais também criaram os azulejos artesanais que formam o topo da mesa, utilizando um corante azul totalmente natural.

 

SALA2 Arquitetura: Casa Urucum

CASACOR

Urucum, vermelho em tupi-guarani, também designa uma planta nativa da região amazônica utilizada como corante. O termo influenciou a arquiteta Vanessa Martins Miranda e seu sócio, Eduardo Miranda, no desenho desta casa de 71m², que busca na arquitetura vernacular uma maneira de honrar a herança indígena do Brasil. A abóbada remete a uma oca, a padronagem trançada do forro de madeira evoca técnicas artesanais e o granito avermelhado ressalta a riqueza dos recursos naturais. Já o volume de inox representa uma visão futurista, de inovação e progresso.

 

Ana Weege: Estúdio Âmago

MCA Estudio/CASACOR

No living com copa, de 67m², a proposta é transcender o tempo e mergulhar no cerne do presente. A partir da escolha de materiais sustentáveis produzidos por artesãs no interior paulista, que ressaltam o zelo com a natureza, o ambiente intimista incita os observadores a refletir sobre a herança que deixaremos para as próximas gerações. No décor, com mobiliário autoral e de época, destacam-se o biombo de palha de taboa e as paredes revestidas de fibra de coco.

 

Cacau Ribeiro Interiores: Nosso Próprio Tempo

MCA Estudio/CASACOR

Desfrutar ao máximo os dias, receber amigos e viajar: esse modo de vida ideal foi encarnado por um casal mais velho, para quem esta residência de 120m² foi projetada. Priorizando o conforto e o bom design, os residentes deste loft desejam viver cercados de boas lembranças. Peças de mobiliário criadas pela designer de interiores se misturam com outras de Alfio Lisi e Isabelle De Mari, além da icônica luminária Sampei, do italiano Enzo Calabrese. Em prol de práticas sustentáveis, apenas tintas à base d’água, lâmpadas de LED e dispositivos elétricos eficientes foram usados no espaço.

MCA Estudio/CASACOR

 

Eloy Fichberg e Felipe Fichberg: Casaviva

MCA Estudio/CASACOR

O uso de materiais naturais na vida cotidiana remonta aos primórdios da civilização: terra, fibras, pedra e madeira funcionam como ferramentas e integram até hoje a arquitetura de nossas moradas. Pautando-se nessas técnicas e reiterando a interconexão entre pessoas e natureza, o Trees Arquitetura projetou esta casa, que funcionará, durante o evento, como o escritório da plataforma de entretenimento Aviva. Em 109m², madeira de reflorestamento, vasos e lustres de barro, além de tapetes de sisal e de couro reciclado, compõem um ambiente aconchegante. Repare na grande tela do artista Siron Franco posicionada atrás do sofá.

MCA Estudio/CASACOR
MCA Estudio/CASACOR

 

Gabriel Fernandes: Casa Veredas Simonetto

MCA Estudio/CASACOR

Despertar reminiscências do imaginário rural é o intuito desta casa de 120m², que homenageia a vida caipira. O hall de entrada se conecta ao ato de costurar por meio da obra-instalação A Costura do Erro, de Adrianna Eu; o fogão é a lenha; e um oratório na saída lembra a importância de agradecer. Desafio técnico do projeto, a estante que viaja até o forro abriga blocos modelados por mulheres atendidas pelo Instituto Maria do Barro, de Brasília. Cada tijolo contido nos nichos representa a maneira como sua autora enxerga a casa. Atrás do sofá, mais uma joia: o painel montado com um antigo piso cerâmico de Francisco Brennand.

MCA Estudio/CASACOR

 

Sabugosa Arquitetura: Steel House

MCA Estudio/CASACOR

Assim como uma editora de livros traduz nossas experiências para vários idiomas, esta casa amplifica diversas vozes, sejam indígenas, científicas ou poéticas”, explica o arquiteto. A morada de 89m² com área de banho externa foi erguida com steel frame. A estrutura leve de aço galvanizado agiliza a montagem, viabiliza uma construção seca e reduz o consumo de água e a geração de resíduos, além de permitir a remontagem da residência em outro lugar. Entre os destaques estão o óculo (janela redonda) do living e a luminária de papel do artista Thomaz Velho no quarto.

 

Leo Shehtman Arquitetura e Design: Dell Anno Global Living

MCA Estudio/CASACOR

No espaço de 130m², o arquiteto exibe um ambiente cosmopolita inspirado nos lofts cativantes de Nova York. Uma seleção cuidadosa de design e obras de arte contemporâneas coexiste com a informalidade dos acabamentos industriais, características distintivas desse estilo arquitetônico. Desde os tijolos pretos que revestem as paredes até as pedras naturais no piso da cozinha, incluindo a combinação de vidro e estruturas metálicas no closet, o projeto destaca as texturas e a robustez dos materiais.

MCA Estudio/CASACOR
MCA Estudio/CASACOR

 

Viganó Arquitetura: Estúdio Laços da Arte

MCA Estudio/CASACOR

Representando a arte transmitida de geração a geração, muitas obras de artistas consagrados se espalham pelos 55m² do estúdio concebido por Luciana Viganó. Composto por sala, quarto, cozinha, banheiro e jardim, o espaço espelha a individualidade do morador na escolha dos móveis e objetos. A facilidade da vida contemporânea se apresenta na automação de sistemas e no uso de superfícies como aço e vidro, em contraste com a massa texturizada da bancada – tradição nas residências de descendentes de italianos em Caxias do Sul, RS, cidade natal da arquiteta.

MCA Estudio/CASACOR

 

NJ+ | Nildo José: Casa LG

MCA Estudio/CASACOR

Os caules de bambu partidos ao meio inspiraram a aparência do volume sinuoso de MDF usinado que percorre os 340m² quadrados da Casa LG. Os conhecimentos dos indígenas guaranis, centrados nos conceitos de Ñe’é (alma) e Mbya (princípio da pessoa), foram utilizados pelo experiente arquiteto para explorar o tema “De Presente, o Agora”. Nasceu, assim, uma casa em homenagem à alma, onde se pode respirar tranquilidade, positividade, sutileza e simplicidade. Junto com a paleta leve de tons neutros e rosados, o verde exuberante se destaca, assim como as obras de arte feitas por representantes de povos indígenas.

 

Altera Arquitetura: Ecos do Passado

MCA Estudio/CASACOR

Como se traçasse uma linha do tempo desde a pré-história, o arquiteto Renan Altera acrescenta a este loft de 71m² exemplos do legado arquitetônico da humanidade no morar contemporâneo. Texturas que remetem às cavernas, arcos da Roma antiga, vitrais da Idade Média e até a simetria neoclássica na cozinha dialogam com homenagens e reinvenções de elementos de diferentes eras e tradições. Uma claraboia introduz luz natural de maneira suave e difusa e o jardim cumpre a intenção de aportar saúde e bem-estar. O futuro é retratado na abordagem sustentável dos fornecedores.

 

Renato Mendonça: Casa Átimo

MCA Estudio/CASACOR

Reconhecer a história e projetar o futuro, sempre com foco no presente: essa é a essência dos 110m² com sala integrada à cozinha, quarto com home office e varanda de Renato Mendonça, que retorna à CASACOR este ano. Em um chamado “reino possível”, a escolha pela pintura de grandes dimensões da série Empire, de Tiago Mestre, se mistura com a grandiosidade do pé-direito, que chega a 5 metros, com teto inclinado. No closet, destaca-se a escultura de Gustavo Rezende: o homem inclinado em direção à tela do celular, enquadrado no corte da parede da cabeceira, questionando a incapacidade de desconectar.

 

CASACOR São Paulo 2024

Onde: Conjunto Nacional (Av Paulista, 2073)

Quando: de 21 de maio a 28 de julho de 2024

Horário: terça a Sábado das 12 às 22h, domingos e feriados das 11 às 21h

Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/en/events/sao-paulo-2024

 

Veja também:

CASACOR SP 2024: Lider traz design brasileiro aos ambientes

As Rosas Falam: o espaço Duratex na CASACOR SP 2024

Gisele Taranto assina Memórias Deca na CASACOR SP