O dia perfeito em Roma
Fontana di Trevi, Coliseu, Pantheon, Forum, Piazza Navona e duas igrejas foram as nossas escolhas para a minha primeira vez na cidade <3
No caminho para a cobertura da Semana de Design de Milão, adicionamos uma parada em Roma. Apesar de ser o meu terceiro ano cobrindo a Design Week italiana, é a minha primeira vez aqui na cidade. Estamos fazendo tudo a pé com o Google Maps em mão! Por aqui está muito sol no sol e muito frio na sombra, por volta de 11 graus. Roma é muito cheia – parece a 25 de Março no Natal. Se quiser fotos ou andar na calçada sem esbarrar em outras pessoas, o melhor é sair cedo para passear. Não sei se é sempre assim, mas imagino que sim porque abril não é alta temporada.
O dia perfeito em Roma
Fontana di Trevi
Não dava para começar Roma por outro lugar, né? A Fontana di Trevi é a maior construção de fontes barrocas da Itália. Existe a tradição de jogar uma moeda para a fonte para que o desejo seja atendido. Em 2016, foram recolhidos 1,5 milhão de euros, usados em ações beneficentes.
Chiesa del Gesù
Conhecida como a igreja que introduziu o estilo barroco na arquitetura, a Chiesa del Gesù – também conhecida como Santissimo Nome di Gesù all’Argentina e Igreja de Jesus – é a igreja matriz da Companhia de Jesus, fundada por Santo Inácio de Loyola (que está enterrado ali). Um dos monumentos mais visitados de Roma, teve grande influência na arquitetura sacra das igrejas barrocas na Itália e no mundo.
Pantheon
O Pantheon de Roma abriga tanto obras de arte quanto túmulos de italianos ilustres, como o artista Rafael, o compositor Arcangelo Corelli e dois reis – Vítor Emanuel II e Humberto I. Utilizada como igreja, dedicada à “Santa Maria e os Mártires”, desde o século VII, data de 125 d.C. e sua cúpula ainda é a maior de concreto não armado do mundo.
Coliseu
Imperdível! Fechamos um passeio guiado de 3h por todo o Coliseu. Entre 50 a 80 mil pessoas frequentavam o Coliseu na época dos gladiadores. Na área subterrânea, celas e jaulas tinham elevadores que subiam com os presos na hora das batalhas. Apesar de ser conhecido como um lugar de entretenimento, o maior anfiteatro já construído foi utilizado como fortaleza, santuário, pedreira e mais. Construído entre 72 e 80 d.C. em tijolos e argamassa de areia, antigamente era revestido de mármore travertino.
Forum
É possível comprar os ingressos do Coliseu, Forum e Palatino com antecedência – recomendamos! O coração da vida pública romana, o Forum foi o principal centro comercial da Roma Imperial, considerado o ponto de encontro mais famoso do mundo. Hoje em ruínas, grande parte das estruturas mais importantes da cidade ficam ali ou nas proximidades. Ali também funciona um sítio arqueológico.
Piazza Navona
Casa da famosa Fontana dei Quattro Fiumi e de fontes como a Fontana di Nettuno e a Fontana del Moro, a Piazza já abrigou o mercado da cidade, peças de teatro e corridas de cavalos. É enorme e majestosa, e ali ficam as entradas para atrações como Palazzo dei Beni Spagnoli, Palazzo de Cupis, Palazzo Torres Massimo Lancellotti e a igreja Nostra Signora del Sacro Cuore.
Santa Maria in Portico
Um dos mais antigos santuários marianos de Roma, a igreja é sede da paróquia de mesmo nome e foi construída pelo arquiteto Carlo Rainaldi no local de uma antiga igreja dedicada a S. Maria in Campitelli. S. Maria em Pórtico é relacionada à superação da peste, em 1656, e a um terremoto de 1703. A fachada foi construída entre 1665 e 1667.
Onde nos hospedamos
Nosso hotel em Roma é lindo e elegante com estilo clássico contemporâneo e posso provar! Escolhemos a rede The Hoxton, que é um sonho. Ficamos em um hotel deles em Paris e amamos o cuidado com todos os detalhes. Puro aconchego.
São 192 quartos em tamanhos para qualquer tipo de estadia – Shoebox, Cosy, Roomy e Biggy. Pisos de parquet, cabeceiras marcantes e luminárias de latão, cores ousadas, pedras locais e madeiras laqueadas compõem o décor de clássico estilo italiano de meados do século.
Dentro do hotel tem dois lugares para comer: o Cugino, que funciona durante todo o dia com café, bolos frescos, café da manhã e almoços rápidos; e o Beverly, que é belíssimo, e tem espírito da fazenda à mesa e vibrações da Califórnia. E é aberto para hóspedes e para quem visita de fora do hotel.
Veja também:
16 destaques do FuoriSalone 2023
Fuori Salone: roteiros para 2023
Milão: tudo sobre o Salone del Mobile 2023