Eu, como anfitriã, defendo muito a cozinha integrada, sou fã!

Wooden kitchens wood decor inspiration
Architectural Digest

Integrar os ambientes é uma tendência da arquitetura que veio para ficar, por ter caído no gosto popular e ser uma nova forma de pensar o layout das casas e dos apartamentos. Mas será que incluir isso no seu lar vai combinar com o seu estilo de vida e a dinâmica da sua família? Antes de decidir, é importante entender os benefícios e os desafios dessa configuração. Vamos lá?

Por que optar por uma cozinha aberta? 

Apartamento 203 Cozinha e Sala de Jantar
Julia Ribeiro

Sensação de amplitude

Eliminando as paredes, que geralmente dividem os cômodos nas configurações mais antigas, e integrando a cozinha com a sala de estar ou jantar, o ambiente parece maior e mais arejado. Essa configuração cria um espaço fluido, ideal para quem busca um design contemporâneo e funcional. Você abre o horizonte em diferentes ângulos e ganha uma circulação mais confortável. 

MCA Estudio/CASACOR

Conexão e interação

Com uma cozinha integrada, você não precisa se isolar enquanto prepara as refeições, que é uma coisa que acaba acontecendo enquanto você é anfitriã. Você pode participar das conversas que estão acontecendo, supervisionar as crianças ou interagir com os convidados e com a família sem perder o ritmo. O jeito de cozinhar e a relação com a comida mudam completamente.

MCA Estudio/CASACOR

Luz e ventilação natural

Ao abrir o ambiente, você permite uma melhor circulação de luz e ar, deixando os espaços mais iluminados e agradáveis. Isso também pode reduzir a necessidade de iluminação artificial durante o dia, o que é uma enorme vantagem. Ter essas duas coisas ao seu favor é uma ótima opção para uma casa mais gostosa e confortável.

 

Yaroslav Priadka

E agora, quais desafios considerar na escolha?

Controle de odores

Como a cozinha integrada compartilha o espaço com outros ambientes, especialmente a sala e talvez até outros ambientes, você precisará investir em uma coifa ou exaustor muito eficiente, para evitar que os cheiros de comida se espalhem pela casa.

Klinker Apartment - Dos mais vibrantes aos mais sóbrios, estes ambientes têm estilo de sobra
Roberto Ruiz

Organização e limpeza

Com tudo à vista, manter a cozinha sempre organizada vira uma necessidade. É fácil deixar tudo acumular, mas tentar manter pelo menos as superfícies das bancadas e mesas mais limpas e organizadas vai fazer muita diferença, então se você não puder manter esse espaço sempre arrumado, a cozinha integrada não vai ser tão prática.

Privacidade

Para algumas pessoas, a cozinha é um espaço de concentração ou refúgio, para criar receitas incríveis ou preparar as refeições com muito cuidado e carinho. Nesse caso, por estar sempre aberta, pode não ser mais um local recluso e portanto, perdendo a privacidade.

Daniele Petteno Nevern Square Apartment apartamento Londres
Daniele Petteno

 

E você, qual prefere? Compartilhe sua opinião!

 

Veja também:

Vídeo: Quais são as medidas ideais para cozinha?

#Tendência: 5 cozinhas com estética kitsch

Piso colorido na cozinha: sim ou não?