Dicas para visitar Inhotim, em Minas Gerais
Um passeio ao ar livre que encanta todas as idades, com obras imersivas e muitos restaurantes
Caso você nunca tenha ouvido falar em Inhotim, este é um dos maiores museus de arte contemporânea a céu aberto do mundo. Fica localizado em Brumadinho, Minas Gerais, e além de ser um museu de arte, Inhotim também é um jardim botânico, o que proporciona uma experiência única que combina arte, natureza e arquitetura.
Como já visitamos algumas vezes, gostaríamos de reunir algumas dicas para você, para facilitar a sua próxima viagem, e a primeira delas é ir no inverno. Essa época é excelente para explorar os jardins e as galerias com tranquilidade. As crianças amam, porque há muito o que ver, então o clima fresco torna o passeio bem mais agradável.
Confira aqui as outras indicações:
Como chegar
Inhotim fica a cerca de 60 km de Belo Horizonte. O trajeto de carro leva aproximadamente 1h30. Saindo de Belo Horizonte, você deve pegar a BR-381 em direção a Brumadinho. Alguns hotéis em BH oferecem transfer ida e volta.
Galerias que valem a visita
Por lá são muitas galerias, de vários e vários artistas. Essa foi minha 5ª vez em Inhotim e ainda não vi todas as obras, mas posso citar algumas das galerias que mais gostei de conhecer:
- Yayoi Kusama: As duas salas da artistas são incríveis, e a nova precisa fazer uma reserva via QRcode.
- Cildo Meireles: As três salas são uma experiência única.
- Tunga: Instalações fascinantes nas duas salas.
- Adriana Varejão: O pavilhão todo é incrível!
- Outras que amamos também: Chris Burden, Claudia Andujar, Matthew Barney, Galeria Cosmococa
Guia
Contratamos o guia Junio Cesar, que fez toda diferença na experiência, e foi a melhor coisa que fizemos! Ele organizou também os nossos ingressos e o carrinho de golfe para nos locomovermos por lá.
Eu amo Inhotim e voltarei sempre que puder. E você, já conhece?
Veja também:
O que fazer em Belo Horizonte, Minas Gerais
Airbnb: nossa seleção de casas de campo
Exposição de botânica do Inhotim no Google Arts & Culture