A empresa holandesa criou um produto inédito, que pode cobrir superfícies verticais inteiras de musgo, que reduz o calor das paredes e limpa o ar

Imagine uma cidade na qual todas as laterais dos prédios, casas e arranha-céus estão cobertos de musgo. Cada parede respira e pode se tornar uma extensão da natureza em meio à cidade. É a partir dessa ideia que a startup Respyre criou um produto inovador e sustentável: um concreto, feito a partir de concreto tradicional reciclado, misturado aos esporos do musgo.

Com essa invenção, a empresa busca unir a arquitetura, a ciência e a natureza para melhorar alguns dos problemas mais comuns das cidades modernas, como o calor do aquecimento do asfalto e do cimento comum, a poluição sonora e do ar, além da concentração de CO2

O objetivo da Respyre é resolver problemas ambientais, urbanos e de saúde da população, utilizando o musgo como solução nas cidades ao redor do mundo. 

Para isso, o processo é relativamente simples: o concreto especial é aplicado na superfície, e em seguida recebe uma camada de biogel feito de fibras orgânicas e nutrientes, para ajudar o musgo a se estabelecer. Com pouquíssima manutenção, o musgo se firma em mais ou menos 12 semanas, sem comprometer a estrutura do prédio com o peso, como outras tecnologias normais costumam comprometer.

O produto pode ser aplicado em construções novas ou já existentes, melhora a qualidade do ar, e age como um isolante natural, prendendo a umidade e o ar para retardar a transferência de calor através das paredes. A empresa diz acreditar na inteligência e resiliência da natureza, que ”aperfeiçoou suas maneiras de manter o planeta saudável por bilhões de anos; cabe a nós imitar suas estruturas o mais próximo possível para viver mais de uma maneira mais eficiente, feliz e sustentável”.

 

Veja também:

8 dicas para tornar seus projetos mais sustentáveis

Vamos falar sobre o acesso à energia?

Dez casas ecológicas para viver fora da rede