Saiba quais são as proporções para ter maior harmonia no coração da casa
Vamos falar sobre as medidas padrão para cozinhas, com direito a vídeo no nosso canal do YouTube? A gente já tinha falado um pouco disso, mas o post anterior é de 2021 e achamos que valia a pena atualizar as dicas.
Primeiro de tudo: apesar de serem medidas padrão, são totalmente relativas! O que você precisa pensar, em conjunto com o seu arquiteto ou marceneiro, é na funcionalidade e na altura de cada morador. Não adianta planejar armários e mesas na medida padrão se os moradores são muito altos ou muito baixos. Lembre-se: a funcionalidade é tão importante quanto a estética.
Mas, para você se basear, as medidas padrão são estas:
Entre a ilha e a bancada: De 90 a 95 cm. Esse espaço é ideal para garantir que você tenha um bom fluxo de movimento na cozinha.
Em frente à geladeira: 1,15 m. Uma distância suficiente para abrir a geladeira sem obstruir a passagem.
Armários da parte superior: 70 cm acima da bancada. Isso proporciona um acesso fácil aos armários sem atrapalhar a área de trabalho.
Profundidade dos armários: De 35 a 45 cm. Um espaço adequado para armazenar utensílios e mantimentos, sem exagero, para que você consiga alcançar tudo facilmente.
Altura da ilha ou bancada: De 93 a 95 cm. Essa altura é confortável para a maioria das pessoas usarem como área de preparo, mas como falamos anteriormente, pode variar conforme a sua altura!
Profundidade da ilha: 80cm. Um espaço generoso para preparar alimentos e fazer refeições rápidas. Em uma ilha maior, que sirva para fazer refeições mais completas também, acrescente mais 45 ou 50 cm de largura. Isso garante um espaço adicional para comer confortavelmente.
Altura de ilha para refeições rápidas: De 1,06 a 1,14 m. Ideal para um balcão alto, onde se pode fazer refeições do dia a dia.
Altura da mesa de jantar: 75 cm. A altura padrão para uma mesa confortável para refeições mais demoradas, que também pode variar.
Veja também:
Vídeo: como escolher o sofá + favoritos
Vídeo: como quebrar um apê antigo?