Galerias inspiram o conceito do ambiente, composto por artistas brasileiros em ascensão e mobiliário assinado por jovens designers
De Presente, O Agora é o tema da CASACOR São Paulo 2024, que acontece no Conjunto Nacional até 28 de julho. O evento é o principal da maior plataforma cultural de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas. Neste ano, a mostra conta com 70 ambientes – entre eles, o espaço proprietário da Portinari.
A marca de revestimentos cerâmicos convidou o estúdio Melina Romano para trazer Caminhos Portinari à vida: 200m2 inspirados pelas galerias de arte e pela própria arte, em todas as suas formas.
“Neste espaço de descobertas e encontros, esperamos que cada visitante encontre seu próprio caminho”, a arquiteta conta. A intenção é que cada cômodo funcione como uma passagem para diversas manifestações artísticas, com detalhes cuidadosamente selecionados para incitar a curiosidade e alimentar a alma.
Tanto nas obras de arte quanto no mobiliário, o destaque são os profissionais brasileiros – de nomes em ascensão no mundo da arte, como Lucas Simões e Aline Matsumoto, a jovens designers como Anthony Mazza e Isadora Mourão.
No ambiente, a paleta de cores e o mobiliário estão intrinsecamente ligados às obras. Nesse cenário, os acabamentos da Portinari se transformam em um grande mural para a exposição das peças, promovendo uma harmonia visual entre a arquitetura e a arte.
Pensada para proporcionar uma experiência única e imersiva, a entrada foi toda revestida – parede e piso – com a coleção de lastras Mezzo de Portinari, que revisita o mármore travertino. No corredor, Mezzo Decor Max, novo formato da coleção, aparece no corredor de entrada num ripado super estruturado e com seções arredondadas.
No living, uma lastra do revestimento Luce di Luna, inspirado no Quartzite Luna e com a tecnologia Deep Design (que traz mais naturalidade e realidade), compõe uma mesa lateral. A mesa de centro é da coleção Monolito, assinada pelo próprio estúdio Melina Romano.
Na cozinha, o lançamento Artcraft – um brick delicado que se diferencia pelo desenho com cantos arredondados – reveste a parede da bancada. No ateliê, a mesa foi produzida com a coleção de lastras Luce di Luna.
Na suíte, projetada em porcelanato, Luce di Luna reveste a cabeceira e o closet. O banheiro da suíte é composto por um mix de lançamentos: a peça Croma, e seu acabamento natural no piso; e a coleção Fillet, um ripado fino e delicado nas paredes. Ali, Luce di Luna está presente na bancada e banheira da suíte.
A Portinari ainda está presente em outros 30 ambientes da CASACOR SP 2024.
Veja também:
Os 6 restaurantes, bares e cafés da CASACOR SP 2024
As cozinhas da CASACOR SP 2024