Do minimalismo ao maximalismo, do sereno ao vibrante: estes 14 espaços vão te inspirar

MCA Estudio/CASACOR

Você já viu todos os ambientes e também um foco nas cozinhas da CASACOR São Paulo 2024, que conta com 70 espaços e acontece no Conjunto Nacional até 28 de julho.

Neste ano, o tema da mostra, que é o principal evento da maior plataforma cultural de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas, é De Presente, O Agora e foi traduzido por vários profissionais em 8 estúdios e lofts, 16 casas, 7 jardins, 6 operações de restaurante, bar e café, e coworking.

Abaixo, conheça todos os quartos da CASACOR São Paulo 2024:

Altera Arquitetura: Ecos do Passado

MCA Estudio/CASACOR

Como se traçasse uma linha do tempo desde a pré-história, o arquiteto Renan Altera acrescenta a este loft de 71m² exemplos do legado arquitetônico da humanidade no morar contemporâneo. Texturas que remetem às cavernas, arcos da Roma antiga, vitrais da Idade Média e até a simetria neoclássica na cozinha dialogam com homenagens e reinvenções de elementos de diferentes eras e tradições. Uma claraboia introduz luz natural de maneira suave e difusa e o jardim cumpre a intenção de aportar saúde e bem-estar. O futuro é retratado na abordagem sustentável dos fornecedores.

 

Sabugosa Arquitetura: Steel House

MCA Estudio/CASACOR

Assim como uma editora de livros traduz nossas experiências para vários idiomas, esta casa amplifica diversas vozes, sejam indígenas, científicas ou poéticas”, explica o arquiteto. A morada de 89m² com área de banho externa foi erguida com steel frame. A estrutura leve de aço galvanizado agiliza a montagem, viabiliza uma construção seca e reduz o consumo de água e a geração de resíduos, além de permitir a remontagem da residência em outro lugar. Entre os destaques estão o óculo (janela redonda) do living e a luminária de papel do artista Thomaz Velho no quarto.

 

Melina Romano: Caminhos Portinari

MCA Estudio/CASACOR

Quatro novos talentos das artes visuais e do design brasileiro inspiraram esta casa de 200m²: um tríptico de Anthony Mazza é o destaque da sala, uma instalação sensorial assinada por Aline Matsumoto ocupa o centro do jardim de inverno, os utilitários feitos à mão em formato orgânico por Isadora Mourão preenchem a cozinha, e esculturas de Lucas Simões decoram o quarto. A ideia é proporcionar, dentro da mostra, mais um circuito cultural para o visitante, em consonância com o histórico artístico da Portinari, marca que apoia o espaço.

MCA Estudio/CASACOR

 

Barbara Dundes: Casa Tao

MCA Estudio/CASACOR

Compreender o universo, a natureza e a constância de seus ciclos é o propósito desta casa de 60m², guiada por um termo da filosofia chinesa: tao, que em mandarim pode significar caminho ou método. O conceito abrange a jornada que torna cada coisa o que ela é – incluindo a história de sua matéria-prima e a da mão de obra utilizada em sua construção. “A respiração de cada pessoa envolvida nesses processos também contribui para a singularidade de um ambiente”, explica a arquiteta. Uma árvore traz a sensação de frescor e alívio. Já as paredes de inox desenham reflexos sóbrios e destacam as cores do entorno.

MCA Estudio/CASACOR

 

Viganó Arquitetura: Estúdio Laços da Arte

MCA Estudio/CASACOR

Representando a arte transmitida de geração a geração, muitas obras de artistas consagrados se espalham pelos 55m² do estúdio concebido por Luciana Viganó. Composto por sala, quarto, cozinha, banheiro e jardim, o espaço espelha a individualidade do morador na escolha dos móveis e objetos. A facilidade da vida contemporânea se apresenta na automação de sistemas e no uso de superfícies como aço e vidro, em contraste com a massa texturizada da bancada – tradição nas residências de descendentes de italianos em Caxias do Sul, RS, cidade natal da arquiteta.

MCA Estudio/CASACOR

 

Adriana Valle e Patricia Carvalho: Suíte do Casal

MCA Estudio/CASACOR

A carpintaria é o ponto focal do plano criado pela dupla por trás da Migs Arquitetura: a prateleira simples conta a história do par e o muxarabi de influência oriental divide de forma suave a suíte de 74m², equipada com área de estar e guarda-roupa. No mobiliário, estão presentes criadores brasileiros e peças de época e próprias. Feminilidade, tradição e ecologia estão presentes nas obras de arte e na coleção única de tecidos em tons de preto e branco, com bordados manuais, que decoram vários objetos.

 

Kesley Santiago: Quarto Njinga

MCA Estudio/CASACOR

O espaço do bebê ocupa uma área de 25m², refletindo a elegância, a sagacidade e a estética do povo mbundu. Este é um dos principais grupos étnicos de Angola, cuja representação inclui a figura da rainha Njinga, dos reinos Ndongo e Matamba, reconhecida por sua resistência e liderança contra a ocupação portuguesa. Inspirada por suas raízes, a arquiteta criou todos os móveis, assim como o revestimento de parede, o tapete e o enxoval, utilizando materiais como palha, madeira, ferro, sisal e elementos da paisagem da savana africana.

 

Studio Marca Arquitetura e Engenharia: Refúgio para Gabi

MCA Estudio/CASACOR

Uma pesquisa sobre diversas abordagens educacionais aplicadas ao design e à arquitetura fundamenta o quarto infantil com varanda de Camila Vazquez e André Spadoni, em honra à filha do casal. “Dar prioridade ao desenvolvimento infantil de maneira saudável e em contato com a natureza é garantir um legado positivo para o amanhã”, afirmam os dois. Para proporcionar conforto, segurança e ausência de dispositivos eletrônicos, o espaço de 38 metros quadrados destaca móveis, brinquedos de madeira e materiais orgânicos, como vime, ratã e algodão.

 

Renato Mendonça: Casa Átimo

MCA Estudio/CASACOR

Reconhecer a história e projetar o futuro, sempre com foco no presente: essa é a essência dos 110m² com sala integrada à cozinha, quarto com home office e varanda de Renato Mendonça, que retorna à CASACOR este ano. Em um chamado “reino possível”, a escolha pela pintura de grandes dimensões da série Empire, de Tiago Mestre, se mistura com a grandiosidade do pé-direito, que chega a 5 metros, com teto inclinado. No closet, destaca-se a escultura de Gustavo Rezende: o homem inclinado em direção à tela do celular, enquadrado no corte da parede da cabeceira, questionando a incapacidade de desconectar.

 

AD|VP Arquitetura: Estúdio Refúgio de Memórias

MCA Estudio/CASACOR

Nesse espaço, o Estúdio resgata a essência da nostalgia como celebração do presente, enriquecido pelas experiências vividas. Assim, a dupla Andressa Danielli e Vanessa Pasqual apresenta seu estúdio acessível de 88m². As referências sutis ao tema desta edição da CASACOR começam no piso de formato orgânico, evocando a fluidez do tempo. No painel retroiluminado atrás do sofá, o revestimento com base de argila reutiliza resíduos de brita e rejeitos da indústria de placas refratárias.

 

Natan Gil Arquitetura: Casa do Silêncio Peugeot

MCA Estudio/CASACOR

Numa era que gera um volume e um fluxo enormes de informações, aos quais todos estamos expostos, oferecer silêncio é algo valioso. Ao combinar uma paleta de tons neutros com o design minimalista do mobiliário – sofá, poltronas, cadeiras, cama e o espelho foram criados especialmente para a mostra – a intenção é proporcionar uma experiência multissensorial. O espaço de 142m² inclui ainda uma instalação artística suspensa projetada pelo arquiteto, refletindo o verde do jardim ao lado.

 

Studio Ro+Ca: Loft Celmar 2064

MCA Estudio/CASACOR

Unir ancestralidade e tecnologia, deixando uma marca para o futuro: essa ideia gerou a proposta dos arquitetos Rodrigo Beze, Carlos Carvalho e Caio Carvalho. Transformando ideias em um espaço-cápsula, o loft de 143m² foi pensado tanto para o presente quanto para os próximos 40 anos. A combinação de materiais rústicos e modernos é destacada na bancada da cozinha, que mistura inox e pedra natural de maneira inovadora. Uma abertura no teto permite a entrada de mais luz natural, preenchido com móveis da linha de design dos irmãos Carvalho.

MCA Estudio/CASACOR

 

Cacau Ribeiro Interiores: Nosso Próprio Tempo

MCA Estudio/CASACOR

Desfrutar ao máximo os dias, receber amigos e viajar: esse modo de vida ideal foi encarnado por um casal mais velho, para quem esta residência de 120m² foi projetada. Priorizando o conforto e o bom design, os residentes deste loft desejam viver cercados de boas lembranças. Peças de mobiliário criadas pela designer de interiores se misturam com outras de Alfio Lisi e Isabelle De Mari, além da icônica luminária Sampei, do italiano Enzo Calabrese. Em prol de práticas sustentáveis, apenas tintas à base d’água, lâmpadas de LED e dispositivos elétricos eficientes foram usados no espaço.

 

Marcelo Salum: Duratex em As Rosas Falam

MCA Estudio

A pesquisa realizada pelo arquiteto, parte integral de seu método criativo, o levou a se aprofundar em estudos sobre a proporção áurea com foco nas flores e, consequentemente, na celebração do feminino. Matizes de azul e rosa acompanham a madeira clara no padrão Bétula, lançamento da Duratex que cobre o piso, o teto e partes das paredes da casa projetada em 260m². O mobiliário apresenta peças de Jader Almeida, Maurício Arruda, Suite Design e algumas criadas pelo próprio arquiteto em colaboração com Frederico Cruz. Obras de arte de Claudia Liz e Paulo von Poser completam a atmosfera aconchegante, assim como fotografias de Denilson Machado e Salvador Cordaro, entre outros artistas.

MCA Estudio
MCA Estudio

 

 

CASACOR São Paulo 2024

Onde: Conjunto Nacional (Av Paulista, 2073)

Quando: de 21 de maio a 28 de julho de 2024

Horário: terça a Sábado das 12 às 22h, domingos e feriados das 11 às 21h

Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/en/events/sao-paulo-2024

 

Veja também:

As cozinhas da CASACOR SP 2024

CASACOR SP 2024: Lider traz design brasileiro aos ambientes

As Rosas Falam: o espaço Duratex na CASACOR SP 2024