O segundo dia foi repleto de ideias e designs diferentes e inspiradores
Está acompanhando a nossa cobertura da Semana de design de Milão? Depois de Gubi, Alcova, Artemest e mais, dedicamos o segundo dia na capital do design para conhecer as novidades do FuoriSalone, especialmente a Via Durini, parte do Milano Design District.
Mas antes! Um dos cafés que nunca pode faltar quando em Milão é o Starbucks Reserve. Fica no antigo prédio dos correios e, além de homenagear a cidade, tem cardápio diferente das outras cafeterias da marca. Detalhe: todas as matérias-primas e o mobiliário do projeto de interiores são locais.
Agora sim – vamos ao FuoriSalone 2023:
Shaped by Water, Google
O Google volta a Milão com uma experiência imersiva da artista americana Lachlan Turczan, que trabalha com a água, a luz e o som. As obras Sympathetic Resonance e Wavespace colocam a água no centro da inspiração, como foi com alguns dos escritores, artistas, designers, filósofos, poetas, engenheiros, cientistas e sábios mais pioneiros do mundo.
Cassina Echoes
Com curadoria de Patricia Urquiola, a Cassina comemora os 50 anos da coleção iMaestri em um antigo cofre no Palazzo Broggi. Os grandes ícones do design fabricados pela marca ganharam destaque e reedições. Vai virar livro ainda neste ano.
Casa SEM
O dono da Spotti, especializada em design contemporâneo e marca mãe da SEM, abriu as portas de seu próprio apartamento, em um prédio histórico de Milão. A beleza arquitetônica – piso em mármore, portas trabalhadas, teto com gesso original – se tornou o pano de fundo do lançamento da coleção néolithique. Quem assina o espaço é o estúdio de design e arquitetura Motta.
Louis Vuitton
O Nomadic Pavilion (pavilhão nômade), de MARC FORNES / THEVERYMANY (leva mais de 1,6 mil chapas de alumínio!), ocupa o pátio do Palazzo Serbelloni na 7a participação da Louis Vuitton. Dentro do palácio, a LV apresenta 11 novos produtos da coleção Objets Nomades, criações de Atelier Oï, Raw Edges, Atelier Biagetti, Marcel Wanders, Zanellato/Bortotto, Studio Louis Vuitton, e Irmãos Campana.
Campo Base
Seis estúdios de design italianos em um manifesto de arquitetura de interiores contemporânea compõem o Campo Base. Destaco o Studiopepe, de Milão, que explorou o conceito de “Omphalos“, o umbigo do mundo, em uma sala secreta e íntima.
B&B Italia
Arquitetos e designers internacionais assinam as propostas de interior e exterior de SOLIDS, da B&B Italia. Ali, a tendência são móveis com bastante textura e estampas – especialmente o poá, que aparece na cenografia e em estofados.
Veja também:
Milão 2023: Gubi, Alcova, Artemest e mais