David Chipperfield vence o Pritzker 2023
O arquiteto cívico, planejador urbano e ativista é o 52o a ganhar o prêmio, já concedido a Francis Kéré, Alejandro Aravena, Paulo Mendes da Rocha e Oscar Niemeyer
Com um portfólio de 40 anos e mais de 100 obras na Ásia, Europa e América do Norte, o inglês Sir David Alan Chipperfield (1953-) é o laureado da edição de 2023 do prêmio Pritzker, considerado o Oscar da arquitetura.
“Sutil mas poderoso, subjugado mas elegante, ele é um arquiteto prolífico que é radical em sua contenção, demonstrando sua reverência pela história e cultura enquanto honra os ambientes naturais e construídos preexistentes, enquanto reimagina a funcionalidade e acessibilidade de novos edifícios, reformas e restaurações por meio de design moderno atemporal que enfrenta as urgências climáticas, transforma as relações sociais e revigora as cidades“, conta o anúncio da premiação, com cerimônia marcada para maio em Atenas, Grécia.
“Sabemos que, como arquitetos, podemos ter um papel mais destacado e engajado na criação de um mundo não só mais bonito, mas também mais justo e sustentável. Devemos enfrentar esse desafio e ajudar a inspirar a próxima geração a abraçar essa responsabilidade com visão e coragem”, diz Chipperfield.
Entre os projetos marcantes do arquiteto cívico, planejador urbano e ativista estão o edifício da Copa América (Veles e Vents), na Espanha; o escritório da Amorepacific, na Coreia do Sul; a sede da BBC na Escócia; o The Neues Museum, na Alemanha; e a capela e o centro de visitantes do cemitério Inagawa, no Japão.
“Arquitetura é algo que pode intensificar e apoiar e ajudar nossos rituais e nossas vidas. As experiências na vida pelas quais eu gravito e mais aprecio são quando as coisas normais se tornam especiais, ao contrário de onde tudo é sobre o especial”, explica o arquiteto premiado.
Veja também:
Airbnb: refúgio escandinavo em SP
Pinacoteca Contemporânea abre as portas em SP