A nova parte da Pinacoteca de São Paulo transforma o museu em um dos maiores da América Latina

Pina Contemporânea Museu SP
Chris Ruffato/Pinacoteca

O museu de arte mais antigo do Estado, a Pinacoteca de São Paulo – composta pelos edifícios da Pina Luz e da Pina Estação – acaba de ganhar um novo espaço expositivo dedicado à arte contemporânea: a Pinacoteca Contemporânea, com inauguração marcada para o próximo sábado, dia 4/3.

Pina Contemporânea Museu SP
Chris Ruffato/Pinacoteca

Na antiga Escola Estadual Prudente de Moraes, que se mudou para outro endereço no bairro, o novo museu tem projeto assinado pelo escritório Arquitetos Associados em parceria com Silvio Oksman e partiu da proposta de integrar a área de forma harmoniosa ao Parque da Luz, aos bairros do Bom Retiro e da Luz e à Pina Luz.

Pina Contemporânea Museu SP
Projeto Pina Contemporânea. Arquiteto Associados em parceria com Silvio Oksman. (Pinacoteca)

Priorizando acolhimento e experimento, a expansão adaptou os dois blocos de edifícios já existentes – um um atribuído ao escritório de Ramos de Azevedo e outro de autoria do arquiteto Hélio Duarte na década de 50 – para abrigar a biblioteca (uma das mais especializadas em arte brasileira do país),  uma Grande Galeria com mil m2, e um mezanino com cafeteria. Entre os prédios, uma praça pública de mais de 1,3 mil m2 acomoda o pavilhão da Galeria da Praça (com 200 m2), dois ateliês e a loja do museu. 

A sustentabilidade também foi um dos focos do projeto: a cobertura de madeira da praça é de fonte renovável, de origem certificada, e é a que melhor compensa as emissões de carbono. A Pinacoteca Contemporânea tem certificação ambiental Leed Silver, que reconhece a eficiência do método construtivo, o uso de materiais sustentáveis, o aproveitamento de energia solar e a captação de água de chuva, entre outros.

Pinacoteca SP programação março 2023

Com esta adição, a Pinacoteca de São Paulo passa a somar mais de 22 mil m2, se tornando um dos maiores museus da América Latina, com capacidade para receber mais de um milhão de visitantes todos os anos. Para a inauguração, o museu apresenta a exposição Quase Coloquial, de Haegue Yang, e a mostra Chão da Praça, com obras do acervo da Pinacoteca.

 

Pinacoteca Contemporânea

Onde: Av. Tiradentes, 273 – Luz

Quando: a partir de 4/3/23

Ingressos: https://pinacoteca.byinti.com/#/ticket/

Contato: (11) 3335.4990

 

 

Veja também:

Casa de 66m2 em BH é eleita a Casa do Ano pelo ArchDaily

Airbnb: cabana moderna na Mata Atlântica em Ubatuba

203 Transforma: varanda nova em 24h