Casa de 66m2 em BH é eleita a Casa do Ano pelo ArchDaily
Composto por dois módulos, o imóvel tem o repertório construtivo característico da arquitetura vernacular das favelas
Todos os anos, o ArchDaily – um dos maiores sites de arquitetura, design e decoração do mundo – escolhe projetos super especiais em todas as partes do mundo no prêmio Building of The Year. Em 2023, a Casa do Ano é um imóvel de 66m2 em Santana do Cafezal, em Belo Horizonte.
Assinada pelo Coletivo LEVANTE (grupo liderado por Fernando Maculan e Joana Magalhães) em 2020, a Casa no Pomar do Cafezal, também conhecida como Barraco do Kdu, é a atual casa do artista Kdu dos Anjos, gerente do centro cultural Lá da Favelinha, e concorreu com projetos do México, do Vietnã, da Índia e da Alemanha.
De acordo com o júri, o projeto “representa um ‘modelo’ construtivo que utiliza materiais próprios da periferia, com uma implantação adequada e atenção à iluminação e ventilação, resultando em um espaço com grande qualidade ambiental”.
São dois módulos estruturais de 3×3 metros, em dois níveis, que compõem o imóvel, implantado em um terreno angulado. As prioridades da construção incluíram o escoamento das águas pluviais e sua absorção no terreno, a minimização da intervenção no solo, ventilação e iluminação naturais, e controle de temperatura. “E, claro, aproveitar ao máximo a vista, que é extraordinária e não pode ser vista de nenhum outro lugar da cidade”, conta o Coletivo.
Conheça todos os vencedores do prêmio Building of The Year 2023.
Veja também:
Como ajudar o litoral norte de SP depois das chuvas
Aperitivo fácil com ricota, limão siciliano, figo, presunto cru e mel