15 cafés, restaurantes e bares para levar a sua mãe neste Dia das Mães
De comida brasileira à cozinha contemporânea e dos bons drinques ao café da tarde, estes espaços são uma delícia
Não precisa ser no próprio Dia das Mães, mas levar a sua mãe para comer algo gostoso, tomar um café de especialidade ou experimentar um drinque assinado é um presente do qual vocês sempre vão se lembrar.
Com isso em mente, fizemos uma seleção com 15 cafés, restaurantes e bares paulistanos para levar a sua mãe neste Dia das Mães:
Para tomar um café
Botanikafé
O Botanikafe é um lugar muito híbrido: você pode começar tomando um café da manhã e acabar comendo pizza. Tem comidinhas saudáveis e não tão saudáveis, então agrada a todos. Também pode trabalhar o dia inteiro por lá, porque eles se prepararam para isso. Fica na Al. Lorena, 1765.
Casa de Francisca
O endereço é um palacete histórico, dos anos 1910, onde nasceu a primeira casa de música de São Paulo. Hoje também funciona como um restaurante. A decoração tem uma mistura de muita cor, elementos originais (como o ladrilho hidráulico), história afetiva e a música, homenageada com a arquibancada de cadeiras antigas, por exemplo. No teto, o projeto de acústica tem um formato lindo e ondulado, que respeita e complementa a arquitetura do espaço. O objetivo é fazer com que os visitantes façam uma pausa para ouvir a música. Fica na R. Quintino Bocaiúva, 22.
Factørio Quintal
Parede verde, anexo de contêiner, papel de parede tropical e muita madeira compõem o décor do café-bar paulistano, que segue uma proposta de cozinha all day sem rótulos e abre para café da manhã, brunch, almoço e para o happy hour. Fica na Rua Haddock Lobo 1.077.
Para almoçar
Baianeira
De Cozinha Popular Brasileira, o cardápio tem pratos inspirados na infância e na adolescência da chef Manuelle Ferraz em Almenara, no Vale do Jequitinhonha (nordeste de MG). Meio mineira, meio baiana: por isso o nome Baianeira. Fica no MASP – Avenida Paulista, 1578.
Miado
Dividido em quatro etapas – fritos, crus, quentes e frios – o menu foi criado pela chef Vanzetto e é executado pelo chef Davi Buozi. Assim como as outras casas do Grupo Eme, o projeto arquitetônico é assinado por Fernando Ferri, que apostou em um décor descomplicado, com quê minimalista e materiais rústicos e naturais. Fica na Rua Bela Cintra 1533.
Gael
Sopas quentes e frias, macarrão com ragu de linguiça, atum com chá verde, cuscuz de camarão, medalhão com vinho, e bolinho de bacalhau são algumas das opções do cardápio, com foco em gastronomia contemporânea. Fica na R. Ferreira de Araújo, 322.
Pipo
O espaço, assinado pelo escritório RCB Arquitetura, é o primeiro do chef Felipe Bronze em São Paulo e traz sua cozinha característica – carioca e casual. Dentro do MIS (Museu da Imagem e do Som), o Pipo conta com um cardápio com pratos feitos na brasa, como os sanduíches servidos no brioche de vapor, que são uma delícia. Fica no MIS – Av. Europa, 158.
Para jantar
Lupe
Com arquitetura do Office 134, o restaurante tem a proposta de oferecer coquetelaria e tacos autênticos mexicanos, com drinks autorais feitos pelo bartender Fabio La Pietra e tortillas de milho artesanais. Todas as bebidas levam ingredientes do México. Fica na R. Cunha Gago, 625.
Mico
No menu, a cozinha mediterrânea se traduz em receitas frescas e coloridas que são as preferidas de Renata Vanzetto para receber os amigos. Entre os pratos estão croquete de babaganush, pink homus e tabule de coentro. Fica na Rua Bela Cintra, 1533.
FIGO
São ingredientes orgânicos, frescos e sazonais que compõem o cardápio do FIGO, que oferece pratos como nhoque de beterraba, crumble de figo, tártaro de cenoura, plant based poke, opções vegetarianas e sorvete feito na casa. Fica na Rua Diogo Jacome, 372.
Fitó
A cozinha, brasileira, sensorial e afetiva, é comandada por uma equipe essencialmente feminina. No cardápio, petiscos (como dadinho de tapioca e casquinha de siri), pratos principais (como peixada, carne de sol e baião de dois vegetariano), prato do dia (no almoço), e sobremesas (como bolo de chocolate 70% cacau e doce de caju do Piauí), além de caipirinhas, drinks artesanais e clássicos, e uma seleção de vinhos e cachaças. Fica na Rua Cardeal Arcoverde, 2773.
Para tomar um drink
Seen
Localizado na cobertura do Hotel Tivoli Mofarrej, o bar e restaurante SEEN São Paulo oferece uma vista de 360° da cidade e uma experiência gastronômica contemporânea. A cozinha é comandada pelo chef William Ribeiro que preza por ingredientes orgânicos e de fabricação artesanal. Os drinks do bar têm assinatura do barman Heitor Marin e ainda há um sushi bar comandado pelo chef Massahiko Enohi. Fica na Alameda Santos, 1437, 23º andar.
Bar dos Arcos
Em meio aos arcos romanos e os antigos dutos de ventilação do subsolo do Theatro Municipal, onde está a fundação do prédio, o Bar dos Arcos homenageia arquitetura de um dos mais icônicos prédios paulistanos – tanto pelo nome quanto pelo décor. Quem comanda os drinks é a argentina Chula (pronuncie Tchula), que tem passagem pelos mais importantes e premiados bares argentinos. Enquanto isso, Caro fica à frente do serviço e do salão. Fica no subsolo do Theatro Municipal – Praça Ramos de Azevedo, s/n.
Bar do Cofre
Também em um ambiente pouco convencional, o Bar do Cofre fica no subsolo do Farol Santander (antigo Banespa). Para entrar, é preciso passar por enormes e pesadas portas de aço, seguidas por uma experiência imersiva em uma das construções mais emblemáticas da cidade. Fica no subsolo do Farol Santander – R. João Brícola, 24.
Obelisco
Assinado por Oscar Niemeyer nos anos 50, o MAC USP – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – abriga o complexo VISTA, do qual o Obelisco faz parte. O espaço tem vista privilegiada e décor retrô-industrial, com coquetelaria de Zulu e Jairo Gama e gastronomia do chef Marcelo Corrêa Bastos. Fica no MAC – Av. Pedro Álvares Cabral, 1301.
Veja também:
Tour completo pelos quartos da #AntigaCasaNova
Passo a passo: mesa para o Dia das Mães