Último projeto de Oscar Niemeyer é revelado na França
O arquiteto desenhou um pavilhão para o estrelado Château La Coste, na Provença
O maior arquiteto da história do Brasil, Oscar Niemeyer (1907-2012) marcou o país e o mundo com sua arquitetura sinuosa e curvilínea. Na França não foi diferente: durante a ditadura militar brasileira, Niemeyer se exilou em terras francesas, onde assinou prédios emblemáticos, como a sede do Partido Comunista, os escritórios do jornal L’Humanité, a Maison de la Culture du Havre, e o prédio do Conselho Trabalhista de Bobigny.
Mas, esse é apenas um dos motivos que marcam seu último projeto, um pavilhão no Château La Coste, na Provença (Aix-en-Provence). Com inauguração marcada para junho deste ano, próximo ao aniversário de dez anos da morte do arquiteto, a construção foi liderada por Jair Valera, do escritório que cuida do legado de Niemeyer, a partir de um desenho.
Curvo e envidraçado, o pavilhão funciona como espaço de exposição, com uma galeria de 116 metros quadrados, e auditório, de linhas cilíndricas. Uma vez inaugurado, o prédio integrará de forma permanente o Château La Coste, um castelo de 1682 em um terreno de mais de 200 hectares.
Ali, vinhedo, hotel de luxo, cinco restaurantes e adega ficam completos com obras de profissionais renomados como Frank Gehry, Hiroshi Sugimoto, Louise Bourgeois, Sophie Calle, Tracey Emin, Renzo Piano e Jean Nouvel.
Fonte: Architectural Digest
Veja também:
Tour no subsolo da #AntigaCasaNova
Casa Candelária: a nossa marca de roupa de mesa
The Mood Hotel: o primeiro hotel conceito que dá vida às tendências de interiores do futuro