A 18a edição da feira conta com a participação inédita de espaços autônomos e ONGs, além de uma exposição de artistas sem representação comercial
Festival Internacional de Arte de São Paulo, a Sp-Arte chega à sua 18a edição, de 6 a 10 de abril, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. Participam 100 galerias de arte, 30 galerias de design e 14 editoras, além de projetos especiais.
O térreo será ocupado pelos setores de design, editorial e Radar SP–Arte, assim como pela exposição Arte Natureza: ressignificar para viver. As galerias ligadas ao mercado secundário ficarão no primeiro piso e, no segundo, serão reunidas as galerias do mercado primário de arte e as participações institucionais.
Visando a promoção e o contato, o mais novo setor da Feira, Radar SP–Arte, apresenta uma curadoria de Felipe Molitor de artistas que não possuem representação comercial. Hora grande é composta por projetos de nove artistas: Allan Pinheiro, Anitta Boa Vida, Felipa Queiroz, Luisa Brandelli, Natalie Braido, Raphaela Melsohn, Simon Fernandes, Tatiana Chalhoub e Yhuri Cruz.
O setor fica completo com a participação presencial de cinco coletivos e espaços autônomos de arte: 01.01 Art Platform, Casa Chama, GDA, MT Projetos de Arte e Nacional TROVOA.
Obras de artistas fundamentais para se pensar as relações entre arte e sustentabilidade – como Ernesto Neto, Joseph Beuys, Frans Krajcberg e Daiara Tukano – são o foco da mostra inédita Arte natureza: ressignificar para viver, organizada pela curadora e jornalista Ana Carolina Ralston e com expografia de Rodrigo Ohtake.
Na parte institucional, a SP–Arte cede espaço para quatro institutos e espaços independentes: Casa do Povo, Instituto de Arte Contemporânea – IAC, Pivô Arte e Pesquisa e Solar dos Abacaxis. A Feira também firmou uma parceria com a SOUTH SOUTH, uma comunidade online para artistas, galerias, curadores, colecionadores, instituições e ONGs investidas no Sul Global.
Já o tradicional programa de Talks acontecerá na Arena Iguatemi, no segundo andar do Pavilhão. Ali, o curador Jacopo Crivelli Visconti e a curadora Ana Roman organizam e conduzem conversas com artistas e curadores renomados nos dias 7, 8 e 9/4.
18ª SP–Arte
Quando: 06 a 10 abril de 2022
Onde: Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera, Portão 3 – São Paulo, Brasil
Ingressos: www.bilheteria.sp-arte.com
A compra do ingresso acontecerá apenas online e mediante agendamento. Para o acesso ao evento, será necessário apresentar comprovante de vacinação completa contra Covid-19.
Veja também:
Casa Riachuelo lança coleção de Páscoa
Adriana Varejão ganha exposição inédita na Pinacoteca de SP