A biofilia na arquitetura e decoração
“Biofílico” vem de “biofilia”, que pode ser definida como o amor à vida ou aos sistemas vivos
As plantas são parte vital das nossas vidas e casas. Elas cuidam da qualidade do ar, adicionam cor e vida, e transformam qualquer ambiente. Nós sempre adicionamos espécies nos projetos e temos várias – já viu nosso post com dicas para escolher a planta ideal?
E tem um nome abrangente para todos esses benefícios: a biofilia, que pode ser definida como o amor à vida ou aos sistemas vivos. O ser humano é biologicamente codificado para se associar aos recursos e aos processos naturais. Essa necessidade é fundamental para a saúde física e mental, a aptidão e o bem-estar das pessoas.
Quando falamos desse termo dentro da arquitetura e do design, falamos de design biofílico, que procura conectar nossa necessidade inerente de afiliar a natureza ao ambiente moderno construído. Como atualmente o “habitat natural” — ou seja, onde passamos a maior parte do nosso tempo —, é, em grande parte, o ambiente construído, o design biofílico busca satisfazer nossa necessidade inata de nos associar à natureza.
Um ótimo exemplo é o escritório que assinamos para a IdeaZarvos. A gente fica muito mais produtivo e tem muito mais qualidade de vida com a circulação do ar, a luz natural e as plantas. Somos plantas lovers e não é à toa!
Veja também:
Sofá Módulo 203: nosso primeiro design assinado!
Nosso novo escritório + dicas para montar o seu
Como escolher a temperatura de luz ideal