Como escolher a temperatura de luz ideal
A escolha entre as cores quentes, frias e neutras é uma das principais em um ambiente
Quando pensamos em luz, um restaurante intimista e romântico tem uma atmosfera completamente diferente do que a iluminação do consultório de um dentista, por exemplo. É justamente essa a importância de escolher a temperatura de luz ideal para cada ambiente.
A cor pode ser quente (mais amarela), neutra ou fria (mais azulada). A vela representa bem o tom mais quente, enquanto a luz do meio-dia é bastante fria. Mas, como saber?
Para isso usamos a escala Kelvin de temperatura. Basicamente, quanto mais quente a cor, menor é a temperatura. Voltando aos exemplos de uma vela e da luz do meio-dia, elas correspondem a 2000 graus e 5500-6500, respectivamente.
A Westinghouse explica: de 2000K a 3000K, a luz produzida é chamada o “branco quente” e a aparência varia de laranja a amarelo-branco. As temperaturas de cor entre 3100K e 4500K são chamadas de “branco frio” e são mais neutras, podendo até ter um tom levemente azul. Se o que você busca é uma temperatura de “luz do dia”, escolha lâmpadas acima de 4500K.
Mas, para escolher a temperatura de luz ideal, é preciso levar em consideração os acabamentos, o uso e a paleta de cores de cada espaço, o que tem tudo a ver com os contrastes de um restaurante intimista e romântico e do consultório de um dentista. Outro exemplo é o tipo de iluminação de uma sala de aula ou de um escritório e a temperatura de luz de um quarto ou spa.
“Vermelhos, laranjas, amarelos e madeiras ficam lindos sob luz branca quente. O branco frio fará com que as cores azuis pareçam incríveis e podem fazer com que o branco pareça “nítido””, indica o Lighting Design Studio. Eles recomendam usar LEDs mais frios na cozinha ou nos banheiros, principalmente se houver muita luz natural disponível.
Uma regrinha que facilita é relacionar a temperatura mais quente com conforto e aconchego e a mais fria com utilidade e praticidade. Gostou?
Veja também:
CASACOR SP comemora 35 anos com edição no Conjunto Nacional
Nosso novo escritório + dicas para montar o seu
Tudo o que você precisa saber sobre décor industrial