Glossário de arquitetura
Anfiteatro, brutalismo e friso são algumas das 28 palavras populares no mundo arquitetônico
Você com certeza já ouviu algumas palavras e ficou na dúvida do que se tratava. Ou então tem uma ideia do conceito de uma palavra, mas não tem 100% de certeza. Seja para os iniciantes, para os curiosos ou para quem gosta de testar os conhecimentos, o My Modern Met montou um glossário arquitetônico e nós selecionamos 28 termos populares no mundo da arquitetura.
São eles:
Anfiteatro
Um anfiteatro é um tipo de construção usado popularmente na arquitetura grega e romana. Os anfiteatros são normalmente projetados com uma planta baixa circular onde a base atua como uma área de palco e os assentos são fornecidos radialmente ao redor do palco movendo-se para cima. Anfiteatros são normalmente usados para peças, torneios esportivos ou outros eventos.
Arco
Um arco é uma forma de estrutura encontrada em grande parte da arquitetura. Ele usa uma curva para abranger um espaço de dois pontos. Existem alguns tipos diferentes de arcos e podem ser feitos em vários materiais, mas o conceito estrutural central é sempre o mesmo.
Art Déco
A arquitetura Art Déco é uma estética de construção única que surgiu durante o movimento Art Déco maior por volta de 1920. Apresenta detalhes glamorosos com fachadas geralmente geométricas e fontes vintage exclusivas. Embora o estilo tenha vida curta, ele permanece uma estética icônica e reconhecível.
Art Nouveau
A arquitetura Art Nouveau é um estilo de design que busca criar um estilo unificado que confunde a linha entre arquitetura, design de interiores, design de móveis, pintura e muito mais. Os designers da arquitetura Art Nouveau tentavam criar uma “obra completa”. Esses trabalhos eram frequentemente muito coesos em seu estilo de design e intrincadamente detalhados. Você pode reconhecer a arquitetura Art Nouveau por seus detalhes românticos, trabalho em metal e integração de escultura.
Átrio
Um átrio é qualquer volume interno de um edifício. Os átrios são semelhantes aos pátios internos, mas são normalmente fechados e condicionados, em vez de abertos aos elementos. Esses espaços costumam ser uma característica importante e um espaço compartilhado em um edifício.
Brutalismo
O brutalismo é um estilo arquitetônico famoso que se tornou popular na década de 1950. É um estilo polêmico que apresenta principalmente concreto sem acabamento em blocos monumentais ou geométricos. O nome para Brutalismo vem de outro termo desta lista, béton brut.
Arquitetura bizantina
A arquitetura bizantina é um estilo de arquitetura que celebra o avanço da tecnologia e detalhes glamorosos. Tornou-se popular sob o imperador Justiniano no século VI. Um dos exemplos mais famosos da arquitetura bizantina é Hagia Sophia, que apresenta todas as características populares do estilo, incluindo uma cúpula mais alta do que o normal e ornamentação dramática.
Arquitetura colonial
A arquitetura colonial pode significar alguns estilos de design diferentes. Acontece quando um país é colonizado e passa a usar a arquitetura do país que o colonizou. Às vezes, o estilo de design resultante é uma réplica das idéias da metrópole; outras vezes, é uma combinação interessante da estética de ambos os países.
Arquitetura contemporânea
A arquitetura contemporânea é um dos estilos de arquitetura mais difíceis de definir. Ao contrário de outros movimentos como o modernismo, o século 21 não tem um estilo particular que seja consistente com a maioria dos novos projetos. Alguns exemplos de arquitetura contemporânea são pós-modernos, outros são futuristas e muitos outros ainda são uma combinação de estilos diferentes.
Desconstrutivismo
O desconstrutivismo é uma forma de arquitetura pós-moderna. É definido por elementos arquitetônicos fragmentados e distorcidos. O arquiteto Frank Gehry é o exemplo mais famoso de desconstrutivismo.
Elevação
Uma elevação é um tipo de desenho arquitetônico usado para descrever um projeto. É uma projeção ortográfica horizontal de um edifício que representa uma fachada de um edifício. Por esta razão, os designers também usam o termo alçado para designar uma determinada fachada de um edifício, como quando se fala de um alçado sul.
Fachada
Na arquitetura, a fachada é uma face do edifício. As fachadas às vezes também são chamadas de elevação, um conceito descrito anteriormente nesta lista.
Friso
Um friso é um elemento de design comum na arquitetura clássica. É uma área longa e estreita entre a cornija e os capitéis das colunas e está revestida de elementos escultóricos.
Gentrificação
Gentrificação é quando as qualidades únicas de uma área urbana são perdidas e apropriadas quando as pessoas mais ricas começam a se mudar. A área começa a mudar e os atuais residentes são eliminados. Embora não seja um termo puramente arquitetônico, a gentrificação afeta o ambiente urbano e os edifícios ali construídos.
Arquitetura gótica
A arquitetura gótica é um estilo popular encontrado principalmente na Europa nos séculos XII e XVI. É caracterizado por abóbadas de costelas, rendilhados ornamentados e arcobotantes.
Industrial
Industrial é um termo frequentemente usado para definir projetos contemporâneos com muito aço, superfícies polidas elegantes, linhas angulares limpas e materiais de estilo industrial.
Mezanino
Um mezanino é meio andar de um edifício. Os mezaninos são geralmente abertos para um átrio que normalmente é um espaço de pé direito duplo ou mais alto.
Arquitetura moderna
Arquitetura moderna não significa apenas a arquitetura de hoje. Refere-se a um movimento arquitetônico específico no qual os arquitetos tentaram encontrar uma linguagem universal de design que se adequasse a todos. Havia alguns tipos específicos de modernismo, mas todos seguiam a ideia básica de usar ideias de função para definir a arquitetura.
Modular
A arquitetura baseada em um conceito modular usa um sistema conjunto de unidades repetidas agregadas para criar um projeto acabado. Por exemplo, uma torre pode usar um sistema modular em que cada unidade do sistema é um conjunto de unidades. Essas unidades podem ser empilhadas de maneiras interessantes.
Nave
A nave é a parte central longa e estreita da igreja cristã. Vai da entrada até a intersecção da forma cruciforme – também chamada de transepto.
Neo
“Neo” precede alguns estilos arquitetônicos e significa o ressurgimento de um estilo de volta à popularidade. Por exemplo, a arquitetura neoclássica é um estilo contemporâneo que imita as obras clássicas originais da Grécia Antiga e de Roma.
Pilotis
Pilotis são pequenas colunas que elevam um edifício da planície como palafitas. Eles são populares em muitos estilos tradicionais e indígenas, mas os exemplos mais famosos na arquitetura são o seu uso no modernismo, nomeadamente na Villa Savoye de Le Corbusier.
Plinto
Um plinto é um pedestal elevado que ajuda a distribuir o peso e criar uma aparência mais grandiosa para um edifício ou parte de um edifício.
Arquitetura pós-moderna
A arquitetura pós-moderna é um estilo de design que surgiu nos anos 60 como uma resposta ao modernismo. O estilo era divertido e peculiar porque acreditava que os modernistas eram muito chatos e focados na função. Era caracterizado por cores divertidas e geometrias interessantes.
Arquitetura renascentista
A arquitetura renascentista foi o estilo de design de um período de renascimento europeu. Muito do estilo foi inspirado na arquitetura clássica. As características da arquitetura renascentista focavam nas proporções na busca pela beleza perfeita. Eles estudaram o corpo humano em comparação com edifícios e tentaram criar uma obra perfeita por meio da integração de arquitetura, arte e escultura.
Ganho solar
O ganho solar é a quantidade de luz solar que entra em um edifício ou atinge um material. É uma consideração importante na arquitetura porque a luz solar traz luz natural, mas também aquece o edifício. Minimizar o ganho solar geralmente é necessário para melhorar o resfriamento de um edifício.
Arquitetura vernacular
Arquitetura vernacular é qualquer estilo nativo de uma área e época específicas. A arquitetura vernácula é o oposto do estilo internacional, que buscava encontrar ideias de design comuns que funcionassem em qualquer lugar do mundo. A arquitetura vernacular é baseada na tradição e muitas vezes depende de materiais e conhecimentos da área.
Arquitetura vitoriana
A arquitetura vitoriana é um estilo popular durante o final do século XIX. O nome Vitoriano vem da Rainha Vitória, já que ela estava no poder no auge da popularidade do estilo. A arquitetura vitoriana é caracterizada por telhados inclinados, tijolos coloridos, frontões ornamentados e torres altas e icônicas.
Veja também:
Conheça as esculturas arquitetônicas de Matthew Simmonds
Qual a planta ideal para seu ambiente?
Ideias que amamos: bancada que vira mesa, rack e banco