Serenos e inspiradores, estes espaços são cheios de estilo e vão te conquistar

Forest House, Thailand, by Shma Company Dezeen
Forest House/Dezeen

Se tem um lugar da casa que precisa ser relaxante, é o quarto. E o décor e o design têm tudo a ver com a transformação dos espaços. Para te ajudar a encontrar inspiração, o Dezeen selecionou 10 ambientes serenos assinados por arquitetos – do estilo Shaker até um esquema de cores inspirado nos desertos da Califórnia. 

Confira:

Guadalajara House, no México, por Alejandro Sticotti

Guadalajara House, Mexico, by Alejandro Sticotti Cristobal Palma
Guadalajara House/Cristobal Palma

O arquiteto Alejandro Sticotti projetou a Casa Guadalajara em torno de duas árvores existentes, e a proximidade com a natureza foi um aspecto importante do layout.

Isso pode ser visto na suíte master, que tem grandes portas de vidro do chão ao teto que se abrem para um deck privativo no lado norte da casa. Os painéis de madeira e um esquema de cores suave em cinza e branco criam um local relaxante para dormir.

 

Pound Ridge House, nos Estados Unidos, por Tsao & McKown

Pound Ridge House, US, by Tsao & McKown Simon Upton
Pound Ridge House/Simon Upton

Esta casa no interior do estado de Nova York foi projetada com um layout aberto, mas sua suíte master é separada das áreas sociais por um estar privativo.

Aqui, a cama fica encostada a uma parede pintada em tons escuros e temperamentais, perto de uma varanda que pode ser acessada por um conjunto de portas de correr. Uma lareira completa o quarto.

 

Prism House + Terrace Room, no Chile, por Smiljan Radíc

Prism House + Terrace Room, Chile, by Smiljan Radíc Cristobal Palma
Prism House + Terrace Room/Cristobal Palma

O quarto principal da Prism House, do arquiteto chileno Smiljan Radíc, tem vista para um rio morto de lava de uma erupção anterior do vulcão Llaima, nas proximidades.

O exterior dramático, visto através da parede traseira envidraçada da Prism House, é compensado por um interior simples que apresenta um piso de madeira de pinho Oregon enegrecido e uma cama de madeira que também funciona como um assento ou prateleira.

 

Xiang Jiang House, na China, por Claesson Koivisto Rune

Xiang Jiang House, China, by Claesson Koivisto Rune Dezeen
Xiang Jiang House/Dezeen

O estúdio de arquitetura e design sueco Claesson Koivisto Rune apostou nos materiais naturais para esta casa em Pequim, onde um quarto possui painéis de madeira no chão e nas paredes, bem como uma grande estrutura de cama de madeira com dossel.

As cores reduzidas são combinadas com peças de design contemporâneo da Escandinávia, Japão, China e Itália.

 

Spanish holiday home, na Espanha, por YLAB Arquitectos

Spanish holiday home, Spain, by YLAB Arquitectos Eugeni Pons
Spanish holiday home/Eugeni Pons

Um teto de ripas de nogueira decora o quarto principal desta casa de temporada no sudeste da Espanha, com vista para a cordilheira costeira.

Arenito cinza foi usado para a parede, e uma cabeceira contrastante e uma unidade de armazenamento em preto atrás da cama foram decoradas com acessórios de latão. “A interação de materiais e elementos de latão fazem com que pareça muito luxuoso, mas também é aconchegante, quase como um retiro de férias de madeira”, disse a co-fundadora do estúdio, Yolanda Yuste López.

 

Bermonds Locke, no Reino Unido, por Holloway Li

Bermonds Locke, UK, by Holloway Li Edmund Dabney
Bermonds Locke/Edmund Dabney

Os desertos da Califórnia informaram o projeto do Bermonds Locke, um hotel na área de Bermondsey, em Londres. As cores em todos os quartos têm inspiração no pôr do sol do deserto, como pode ser visto no tapete em tons de terracota e na colcha multicolorida.

Os quartos do Bermonds Locke são usados para dormir, mas também para comer e trabalhar, então o estúdio separou a cama do resto do quarto criando estruturas pretas sob medida que podem ser fechadas com cortinas de linho.

 

Forest House, na Tailândia, por Shma Company

Forest House, Thailand, by Shma Company Dezeen
Forest House/Dezeen

Repleta de plantas, a Forest House acomoda sete pessoas e 120 árvores em apenas 300 metros. Neste quarto tranquilo, persianas de aço cobrem as janelas para criar privacidade, enquanto duas varandas estreitas mantêm uma variedade de vasos.

Uma cabeceira de madeira com mesas laterais embutidas adiciona espaço de armazenamento prático. As cores foram mantidas em branco, com tapetes marrons que combinam com os detalhes de madeira.

 

Klinker Apartment, na Espanha, por Colombo & Serboli Architecture

Klinker Apartment, Spain, by Colombo and Serboli Architecture Roberto Ruiz
Klinker Apartment/Roberto Ruiz

Azulejos coloridos criam uma decoração vibrante no piso deste quarto no Apartamento Klinker, em Barcelona, onde uma borda de sálvia envolve a sala e até mesmo a cabeceira da cama.

O teto foi pintado em um tom verde correspondente e as decorações foram reduzidas ao mínimo para permitir que as cores falassem por si mesmas – duas lâmpadas esféricas brancas iluminam a cama e uma mesa de cabeceira em um verde mais escuro acomoda móbiles no estilo de Alexander Calder.

 

Kawakawa House, na Nova Zelândia, por Herbst Architects

Kawakawa House, New Zealand, by Herbst Architects Patrick Reynolds
Kawakawa House/Patrick Reynolds

O dramático quarto da Kawakawa House é revestido com painéis de bétula escura. Possui janelas de clerestório, que permitem a entrada da luz do sol da copa das árvores pōhutukawa do lado de fora, e janelas menores ao lado da cama.

Com vistas tão marcantes, as paredes ficaram vazias de quadros e os únicos outros detalhes são as mesas de cabeceira suspensas em madeira mais clara.

 

Círculo Mexicano Hotel, no México, por Mabrosi Etchegaray

Círculo Mexicano Hotel/Courtesy of Grupo Habita
Círculo Mexicano Hotel/Courtesy of Grupo Habita

Há um toque monástico no Círculo Mexicano Hotel, inspirado em Shaker, com seus pisos pintados de branco e camas cobertas com lençóis bege com costuras expostas. Os tetos abobadados revestidos de azulejos vermelhos adicionam um toque de cor ao ambiente sereno.

“Originalmente, todo o processo de design foi inspirado por uma estética eclesiástica”, disse o arquiteto Jorge Ambrosi ao Dezeen. “Com essa premissa, imaginamos uma arquitetura livre de ornamentos, onde o uso correto de materiais simples valoriza a qualidade do espaço”.

 

 

Veja também:

‘Olhares’ é a nova coleção da Duratex

Japandi: 7 ambientes para se inspirar

Como ter uma cama de hotel em casa