Seja na arquitetura, na reforma ou na decoração, estas ideias vão te ajudar a fazer melhores escolhas para o meio ambiente 

Pinterest: Guia de consumo consciente para uma vida sustentável
(Pinterest)

A Schneider Electric nos convidou para falar sobre um dos temas que são mais importantes para nós: a sustentabilidade. Mais especificamente, para dar dicas de como tornar seus projetos mais sustentáveis – da parte arquitetônica à reforma e o décor.

Abaixo, você vai encontrar 8 ideias que são melhores para o meio ambiente e que também são mais econômicas e vão te desafiar criativamente. Vamos lá?

1. Opte por materiais de fontes sustentáveis e/ou reciclados

Isto vale para todas as coisas da vida: sempre saiba a fonte dos produtos que compra. Se houver, opte por uma opção que seja reciclada ou que leva material reciclado na composição, ou que traz outros benefícios (como embalagem de papel em vez de plástico, por exemplo). Ah, e fuja dos plásticos de uso único!

2. Recicle o máximo que puder

Além de fazer escolhas inteligentes, tente minimizar os resíduos, reciclando e reutilizando os materiais, as sobras, as embalagens… Se precisar, consulte o guia do eCycle.

3. Não compre mais material que o necessário

Na dúvida, é melhor faltar do que sobrar. Assim, você compra apenas o que precisa e não gera sobras. Se não for possível – com tinta em lata ou produtos que vêm em quantidade fixa -, doe tudo o que for utilizável. Um ótimo lugar para fazer isso é em ONGs, igrejas e escolas públicas.

4. Reutilize e reforme peças que os moradores já tenham

Quem acompanha nossos projetos sabe que adoramos reutilizar e reformar peças dos moradores. Vale tudo: mudar algo de lugar, pintar uma cômoda de família, renovar uma poltrona, ou até mesmo usar prateleiras para criar outros objetos.

5. Restaure a arquitetura existente

Como está o piso do espaço? E os móveis maiores, como guarda-roupas e armários? Aqui na #AntigaCasaNova, por exemplo, restauramos o taco de madeira original de todos os espaços. Armários e guarda-roupas também podem ficar novinhos em folha com uma boa demão de tinta e novas dobradiças. Além disso, uma porta pode se transformar em uma cabeceira charmosa ou em uma mesa rústica.

6. Use plantas

Plantas são sinônimo de vida e, além de alegrar os ambientes, purificam o ar e melhoram a nossa qualidade de vida. Por isso, não deixe de incluí-las em um projeto. Se a casa tiver um jardim, então, aproveite ao máximo – quem sabe não cabe uma árvore?

7. Reutilize água de chuva

Nem sempre é possível captar e reutilizar água de chuva, mas ela é a opção perfeita para limpeza após uma reforma e para regar as plantas da casa.

8. Recomende produtos e sistemas sustentáveis

Energia renovável, captação de água de chuva, peças que ajudam a economizar energia, e composteira são algumas das opções que fazem muita diferença em um projeto. Vale sugerir e adicionar como opção no orçamento!

 

Para ainda mais ideias, confira o Guia de consumo consciente para uma vida sustentável do Pinterest.

 

 

Veja também:

Japan House apresenta Windowology, um estudo de janelas no Japão

Qual o tamanho de mesa ideal para você?

Miado: o mundo oriental da chef Renata Vanzetto