Na Holanda, esta casa costumava ser um ginásio
O desafio deste projeto foi transformar a construção em uma casa familiar bem iluminada
Espaço não foi um problema neste projeto, afinal a família pediu para o escritório de arquitetura de Robert de Goede transformar um ginásio, parte de um antigo monastério no centro histórico de Amsterdã, em uma casa aconchegante e cheia de luz natural.
Para isso, um dos elementos essenciais foram os elementos de iluminação – mais de 100 foram incorporados no The Gymnasium. A construção também ganhou 44 painéis solares e uma bomba de calor com eficiência energética.
“Introduzimos níveis divididos para uma comunicação diversa no edifício. Escolhemos uma mistura de acabamentos usados e de alta qualidade. Uma constante foi a forma como a construção tomou forma. As treliças de aço são originais e mantivemos a honestidade das vigas de aço em toda a casa. Várias partes do telhado e fachadas foram abertas para permitir a entrada de muita luz natural”, o escritório explicou.
A madeira teve papel principal para trazer o aconchego que a família pediu. Na sala de estar, o piso é de carvalho reutilizado. A madeira também aparece nos degraus da escada que leva para o primeiro andar em um tom mais escuro. Ainda nela, os corrimãos são de cedro.
No closet da suíte do casal, carvalho e eucalipto foram os revestimentos escolhidos. O banheiro conta com mármore Calacatta Oro. O segundo banheiro, que tem vista para o corredor central, tem porta e a moldura das janelas feitas de cedro.
Em todos os ambientes, o décor foi pensado para deixar os materiais e a arquitetura em evidência, dando preferência para tons neutros e estampas geométricas.
Na cozinha, o mármore completa a composição e, junto das obras de arte e livros, adiciona nuances e cores à decoração.
Veja também:
Japandi: o estilo minimalista que cresceu 100% no Pinterest
Dezeen Awards 2020: os melhores projetos de interiores do ano