As lindas estações de metrô da era soviética
Estátuas, lustres poderosos e estilos como o bizantino e o construtivista são encontrados nos registros de Christopher Herwig
Seguindo seu primeiro livro, Soviet Bus Stops, que publicou com fotografias de paradas de ônibus da antiga União Soviética, Christopher Herwig seguiu em uma temática similar em sua segunda publicação, Soviet Metro Stations.
Nela, o fotógrafo selecionou alguns dos cliques que fez em estações de metrô da era soviética, construídas entre 1922 e 1991. Os registros, feitos tarde da noite ou bem cedo para limitar o número de pessoas presentes, têm foco nos detalhes que fazem com que cada parada seja única, apesar de incluir espaços de 15 cidades em 7 países diferentes.
Originalmente, a URSS o que hoje conhecemos por 15 países distintos: Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Estônia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Letônia, Lituânia, Moldávia, Rússia, Tajiquistão, Turquemenistão, Ucrânia e Uzbequistão.
“Fiquei impressionado pela primeira vez com a estações de metrô em viagens para Moscou, São Petersburgo e Toshkent a partir do final dos anos 90. Elas são incríveis. Para mim, visitar as estações e explorá-las, como se fosse a um museu ou floresta, se transformou em um evento por si só. Eu passei meses fazendo isso”, o fotógrafo contou ao Dezeen.
Os detalhes dos cliques de Christopher Herwig revelam a diversidade entre as estações – algumas contam com estátuas e lustres poderosos, outras têm estilo bizantino ou construtivista, e assim por diante.
“Escolhi aquelas que contariam uma história mais completa dos metrôs. (…) Para mim, a verdadeira força das estações reside no fato de que muitas vezes cada uma era única não apenas em sua aparência geral, mas até no tipo de sinais e luzes no teto e azulejos nas paredes”, disse.
Veja também:
Guia de presentes de Natal do Pinterest
8 edifícios icônicos na Finlândia
CASACOR SP 2020: conheça os 18 ambientes