O ninho de Petrit Halilaj no Palácio de Cristal
De origem kosovar, o artista invadiu o espaço, que fica no Parque del Retiro, em Madrid
Janelas abertas, instalações e áreas de alimentação que convidam os pássaros e os outros animais compõem o ninho de Petrit Halilaj (Kostërrc, Kosovo, 1986) em sua primeira mostra na Espanha.
No Palácio de Cristal, dentro do Parque del Retiro, em Madrid, o artista de origem kosovar conectou o interior ao exterior por meio de um ninho gigante. A inspiração por trás da obra, que fica no espaço até 21 de fevereiro, foi o ritual de cortejo de pássaros-caramanchões, que fazem estruturas elaboradas decoradas com objetos coloridos.
“O trabalho de Petrit Halilaj (Kostërrc, Kosovo, 1986) está intimamente ligado à sua biografia, à história recente de seu país e às consequências das tensões políticas e culturais na região. Memórias de infância mergulhadas no drama da guerra e da vida de refugiado se repetem em sua arte, que abrange temas como casa, nação e identidade cultural por meio de uma variedade de mídias, que vão desde desenho e escultura a vídeo, instalação e até mesmo escrita”, explica o Museo Reina Sofía, que organizou a mostra.
Feitas de uma delicada estrutura de aço e tela pintada, as flores que decoram o ninho foram feitas em colaboração com seu companheiro de vida, o artista Álvaro Urbano.
“Como ninhos na natureza, o espaço idealizado por Halilaj não pode ser considerado autônomo ou separado de seu ambiente, seus visitantes e suas atividades. Pelo contrário, é uma continuação deles“, completa o Museo.
Veja também:
5 artistas 3D para conhecer e seguir
Farol Santander reabre com Revoada