México recebe o primeiro bairro impresso em 3D do mundo
As casas levam 24h para serem construídas e serão doadas para 50 famílias que vivem com menos de U$ 3 por dia
Atualmente, há mais de um bilhão de pessoas vivem sem um abrigo seguro. É nesse cenário que entra a New Story, uma ONG que busca soluções para acabar com a falta de moradia global.
Depois de erguer mais de 2,5 mil casas em quatro países, a instituição fez uma parceria com a ICON para criar o primeiro bairro impresso em 3D do mundo, em construção em Tabasco, no México.
O projeto é composto por 50 casas, que serão doadas para 50 famílias que vivem com menos de U$ 3 por dia. Além de ser mais rápida (leva 24h para terminar uma unidade) a impressão 3D é mais barata e permite maior customização e qualidade – tudo sem abrir mão da durabilidade.
Fabricadas com uma mistura de concreto proprietária chamada Lavacrete, as moradias são construídas com materiais locais e com uma produção sem desperdício. Somente os acabamentos são feitos usando a construção tradicional.
Com 46 m2, cada casa conta com dois quartos, uma sala, uma cozinha e um banheiro e foram co-desenhadas com famílias que viverão nelas. Além das moradias, a iniciativa fez uma parceria com o governo local que visa um plano maior. Assim, os moradores terão acesso a espaços verdes, parques, amenidades comunitárias e serviços básicos.
A impressora 3D, chamada Vulcan II, é a primeira de seu tipo e foi projetada para trabalhar sob as restrições comuns de locais rurais. Além de eletricidade instável e frequentes enchentes, a área também fica em uma zona sísmica. Duas das 50 casas já estão prontas.
Veja também:
12 TED Talks sobre arquitetura e design para assistir
6 podcasts de arquitetura e urbanismo para conhecer
203 Transforma #5: home office funcional