Copacabana, madeira e design nacional no Fairmont Rio
O hotel é o primeiro da marca de luxo na América do Sul e tem projeto assinado por Patricia Anastassiadis
Pertinho do Forte de Copacabana e a poucos metros da praia, o Fairmont Rio de Janeiro é um dos hotéis mais gostosos que já visitamos. Inaugurado em agosto de 2019, é o primeiro da marca de luxo na América do Sul e tem uma vista linda da cidade maravilhosa. O projeto é de Patricia Anastassiadis.
O lobby é amplo, cheio de luz natural, e conta com mobiliário curvo e várias peças assinadas. Por ali, os tons dominantes são os neutros e a madeira é o revestimento principal (o que se mantém no restante do hotel). Caixas azuis abrigam diversas plantas, que enchem o espaço de vida.
A convite do Fairmont, ficamos no Bedroom Suite Sugarloaf. Ali, a madeira se mistura com tons neutros, pontos de cor vibrante e piso com paginação espinha de peixe. O estilo é um mix entre clássico e art déco, com inspiração nos anos 50.
A suíte tem espaço de escritório, sala e quatro varandas – todos os ambientes têm vista para a praia. Iluminação embutida, latão, móveis da Artefacto, design nacional e cabeceira de veludo com luminária completam a decoração.
Todo em mármore – até o batente da porta! -, o banheiro é super clean e muito lindo, com bastante luz natural. Nós adoramos os apoios triangulares dentro do box e ralo oculto. Todos os metais são da Deca.
Três espaços compõem a parte gastronômica do hotel, aberta para os hóspedes e para visitantes: Marine Restô, Spirit Copa Bar e Coa&Co Café. Os cardápios foram criados pelo chef carioca Carlos Cordeiro, com conceito gastronômico desenhado pelo francês Jérôme Dardillac.
“O conceito da gastronomia do Fairmont Copacabana foi pensado para trazer conexões e experiências genuínas aos nossos hóspedes. Alinhados com a marca, trabalhamos com fornecedores locais e artesanais para garantir exclusividade e alta qualidade com ingredientes nacionais e regionais”, Dardillac explica.
No Marine Restô, o décor muda: o estilo clássico permanece, mas os tons da vez são os serenos, com luminárias lindas de madeira clara e parede estampada. O café da manhã é uma delícia e é daqueles tradicionais, com frutas, ovos, torrada, sucos, pães e bolos. Ah, e crepe de nutella, que o Pedro amou!
Na área externa, a piscina tem dois níveis – rasinha nas bordas e mais funda no centro – e fica cercada por pergolados de ripa de madeira, um deque e espreguiçadeiras (algumas também podem ficar dentro da água).
E, para quem gosta de relaxar, o hotel também oferece serviços no Willow Stream Spa.
Obrigada pelo convite, Fairmont <3
Veja também:
203 Transforma #5: home office funcional
Café Habitual: brunch o dia inteiro e décor lindo