Belo Horizonte: nosso roteiro pela cidade
A capital mineira está cheia de passeios culturais e gastronômicos – confira nossas dicas!
Belo Horizonte tem um charme pessoal (assim como os mineiros) e nós adoramos visitar a cidade. Como vocês sabem, sempre que viajamos gostamos de conhecer e visitar museus, restaurantes, cafés, ateliês, praças e mais. Pensando nisso, montamos uma lista com os nossos lugares favoritos da capital mineira.
Confira:
Conjunto Arquitetônico da Pampulha
Encomendado por Juscelino Kubitschek (na época prefeito da cidade) e concebido por Oscar Niemeyer, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha é um dos lugares mais especiais de BH. O complexo é tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade e é composto por cinco prédios: a Igreja São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, o Iate Tênis Clube, e a Casa Kubitschek.
Você pode alugar uma bicicleta e dar uma volta na Lagoa enquanto visita os espaços. Pessoalmente, nós adoramos a Igreja São Francisco de Assis e a Casa Kubitschek, que configura a tipologia característica da arquitetura modernista brasileira. Ali, é possível encontrar telhado em formato de asas de borboleta, planos inclinados, azulejos hexagonais, revestimento tipo metrô, e mobiliário original, como a geladeira e a cabeceira da cama de JK.
CCBB BH
Desde 2013 um dos maiores centros culturais do Brasil, o Centro Cultural Banco do Brasil fica em um prédio de 1920 que costumava ser a antiga sede da secretaria de segurança. O estilo é eclético e tem influências neoclássicas e de art déco.
Fica na Praça da Liberdade, 450. Aberto todos os dias da semana, das 10 às 22h, exceto às terças.
Museu das Minas e do Metal: MM Gerdau
Do outro lado da rua do CCBB, o MM Gerdau fala sobre mineração e metalurgia – duas das principais atividades econômicas de MG. Em um prédio de 1897, tem museográfica de Marcello Dantas e projeto arquitetônico de Paulo Mendes da Rocha e Pedro Mendes da Rocha. Bem interativo, é ótimo para crianças.
Fica Praça da Liberdade, s/nº. Funciona de terça a domingo das 12 às 18h e às quintas-feiras das 12 às 22h. Toda última terça-feira do mês o horário muda: das 12 às 17h. Entrada gratuita.
Grande Hotel Ronaldo Fraga
Sempre que podemos almoçamos no Grande Hotel. O casarão mineiro dos anos 1920, tombado pelo Patrimônio Histórico, abriga as criações do designer Ronaldo Fraga e tem espaço para café, biblioteca e outras marcas.
Fica na Rua Ceará, 1205. Funciona de segunda a quinta das 10 às 20h, às sextas das 10 às 22h, e aos sábados das 10 às 16h. Fecha aos domingos.
O Ateliê de Cerâmica
Outro lugar que sempre visitamos em BH é o Ateliê de Cerâmica. É um conjunto de sucesso: lugar incrível, com décor minimalista e repleto de luz natural, integrado com a natureza, e cerâmicas lindas.
O Ateliê de Cerâmica fica Av. Prefeito Gil Diniz, 580. Funciona de segunda a sábado das 8 às 17h.
Velho Mercado Novo
O prédio de 1970 abriga um mini CEASA, no primeiro andar, há muitos anos. Como 70% do espaço estava sem uso, um coletivo informal, sem apoio do governo, instalou várias lojas no segundo andar, ocupando mini galpões – ali, um é fornecedor do outro.
Recomendamos o brunch do Copa Cozinha. Estava lotado, mas valeu a pena esperar! Tem cara de casa de vó e uma grande mesa compartilhada.
Fica na Avenida Olegário Maciel, 742. O primeiro andar funciona de segunda a sábado das 6 às 18h e aos domingos das 6 às 12h. O segundo andar funciona de segunda a sextas das 7 às 19h e aos sábados das 7 às 15h.
Ateliê Alexandre Mancini
O artista autodidata é discípulo do pintor, escultor e desenhista Athos Bulcão, e também assina os famosos azulejos coloridos e geométricos. É pura emoção.
Fica na Rua Guajajaras, 329 – loja 19. Atendimento com hora marcada.
Birosca S2
Ideal para jantar, o restaurante tem música ao vivo com piano e décor vintage, com elementos como piso quadriculado, tijolos expostos, móveis retrô e papel de parede florido.
Fica na Rua Silvianópolis, 483. Funciona de terça à sábado das 18h30 às 00h e aos domingo das 12 às 15h30.
Casa Bonomi
As vigas expostas conquistam todos os visitantes da Casa Bonomi. Recomendamos para o café da manhã!
Fica na Av. Afonso Pena, 2600. Funciona de terça a sábado das 8 às 22h30, e aos domingos das 8 às 20h.
Veja também:
Artesanato, design e arte na Semana Criativa de Tiradentes
Peru: nosso roteiro de 5 dias no país
Buenos Aires: nosso roteiro de 4 dias na cidade