Fitó: cozinha brasileira, sensorial e afetiva em SP
O Piauí é uma das principais inspirações do cardápio e foi homenageado também no décor do endereço paulistano
É em um edifício reconstruído no Largo da Batata, em Pinheiros (SP), com janelões e rooftop, que fica o restaurante Fitó Cozinha.
Da cozinheira cearense Cafira Foz, o espaço homenageia sua infância (Fitó é seu apelido desde criança) e a temporada em que viveu no Piauí – entre outros detalhes, o logo remete às xilogravuras populares do cordel nordestino.
Ali, a fachada branca com janelas azuis segue o estilo das casas do nordeste. No interior, o décor minimalista leva toques coloridos, como os azulejos do artista plástico Pedro Ivo Verçosa, luminária feita com fibra de buriti e muitas plantas.
A cozinha, brasileira, sensorial e afetiva, é comandada por uma equipe essencialmente feminina. No cardápio, petiscos (como dadinho de tapioca e casquinha de siri), pratos principais (como peixada, carne de sol e baião de dois vegetariano), prato do dia (no almoço), e sobremesas (como bolo de chocolate 70% cacau e doce de caju do Piauí), além de caipirinhas, drinks artesanais e clássicos, e uma seleção de vinhos e cachaças.
O Fitó foi eleito pelo Comer & Beber 2017/2018, da Veja São Paulo, como um dos melhores do ano na categoria Bom e Barato. Já o caderno Paladar, do jornal O Estado de S.Paulo, apontou o Paçoca (carne-de-sol da casa, farinha de mandioca, manteiga de garrafa, servida com baião de dois, banana-da-terra e queijo coalho) como um dos melhores pratos da cidade na categoria Cozinha Brasileira.
O restaurante ainda tem cozinha envidraçada, bar 360º, um rooftop com espaço para eventos, e é bike e pet-friendly.
Fitó Cozinha
Onde: Rua Cardeal Arcoverde, 2773 – Largo da Batata, São Paulo/SP
Funcionamento: de segunda das 12 às 15h, de terça a sexta das 12 às 15h e das 19 às 23h20, de sábado e feriado das 12h30 às 16h30 e das 20 às 23h30, e aos domingos das 12h30 às 17h