A Semana de Design de Milão é um dos maiores e mais importantes eventos de design do mundo e acontece na cidade italiana de 8 a 14 de abril. E nós vamos conferir tudo!

Feira, lançamentos, eventos, festas, tendências e muitas novidades: tudo isso acontece durante a Semana de Design de Milão, uma das mais importantes do mundo do décor e do design do mundo. A convite da Deca e da Duratex, estamos embarcando pela primeira vez para acompanhar tudo de perto e trazer os principais acontecimentos do Salone Internazionale del Mobile e do Fuori Salone, que reúne todos os eventos que acontecem fora da feira.

O foco principal da Design Week, o Salone, que está na sua 58a edição e vai contar com 1872 expositores de todo o mundo, engloba outras cinco mostras: o International Furnishing Accessories Exhibition, com objetos de décor; a Euroluce, bianual e com foco em iluminação; o Workplace3.0, que apresenta soluções para escritórios; o S.Project, inaugural e multissetorial; e o SaloneSatellite, que expõe as criações de designers com menos de 35 anos.

Entre os dias 8 a 14 de abril, você pode conferir a nossa cobertura completa pelo Instagram e aqui pelo site, onde vamos postar os highlights de cada dia – Milão não para nessa época!

Abaixo, confira a nossa cobertura do primeiro dia da Semana de Design de Milão:

 

Onde nos hospedamos: Navigli

Estamos hospedados em um prédio do século XVI em Navigli. É a área do cais próximo à Piazza XXIV Maggio e às ruas que costeiam o Naviglio Grande, que ligava Milão a Suíça, e Naviglio Pavese, que unia Milão e Pavia. Esses canais eram utilizados para o transporte de pessoas e mercadorias e para a irrigação, e foram projetados por ninguém menos que Leonardo da Vinci. Hoje é, sem dúvida, um dos bairros mais divertidos da cidade. É alternativo, é descolado e aqui todas as tribos são bem-vindas.

 

Primeira parada: café da manhã

Fomos parar no Iter Milano. O café é charmoso, bem local, e tem um decor que amo, com uma pegada bem retrô! O café com duas torradas e manteiga custou 8 euros.

 

Fondazione Prada

Depois do café, fomos para a Fondazione Prada, um dos grandes locais de Milão. Assinado pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, que reformou um galpão industrial e o transformou em um museu, o prédio conta, no exterior, com uma pintura que impressionante que imita latão. No interior, a coleção de arte da estilista Miuccia Prada (fundadora da Miu-Miu e da família da grife Prada), ganha destaque nos ambientes amplos. Por lá, os destaques são ATLAS, de Jeff Koons; a instalação Upside Down Mushroom Room, de Carsten Höller; e Tears for Everybody’s Looking at you, de Damien Hirst (com um guarda-chuva em uma caixa).

Custa 10 euros para visitar ambas as coleções permanente e temporária.

 

Missoni Home

A instalação na Missoni Home é assinada pela designer italiana Alessandra Roveda e está imperdível. Ali, todos os móveis e objetos foram revestidos de tramas de crochê. O espaço, que fica dentro de uma loja da marca no bairro de Brera, traz uma ligação afetiva e é super sensível.

 

Fondazione Pini

A Fundação Adolfo Pini fica em um prédio histórico do final do século XIX em Corso Garibaldi 2 e funciona como a casa-museu do pintor Renzo Bongiovanni Radice. Nos ambientes, suas obras ficam expostas em uma coleção permanente junto com o mobiliário de época. Para a Milan Design Week, a Fondazione recebeu uma instalação com 1500 borboletas de papel. “The Accursed Hour” é assinada pelo artista mexicano Carlos Amorales.

 

Galeria Rossana Orlandi

Outro endereço tradicional em Milão é a galeria de Rossana Orlandi que, depois de trabalhar na moda por mais de vinte anos, em 2002 resolveu abrir sua própria galeria em uma antiga fábrica de gravatas no bairro de Magenta. Em exposição está uma janela do Anotherview, com tecnologia que te deixa projetar a imagem que quiser; um relógio feito com milhares de caixas de fósforo; uma escultura feita com bonecos do desenho Smurfs; e o armário/espelho “O amor ficou guardado”, inspirado em uma história de amor impossível.

 

Almoço no Obicá Duomo

Para o almoço, voltamos ao Duomo, a Catedral de Milão que é o cartão-postal da cidade. Escolhemos o Obicá Duomo, com vista privilegiada para essa obra de arte arquitetônica.

 

Rosa & Co

Milão é uma caixinha de surpresas. Ontem estávamos andando pelo bairro de Brera e encontramos este café. O Rosa & Co tem décor bem millennial, com tons de rosa (para fazer jus ao nome), placa neon, e um urso de pelúcia gigante. Adoramos!

 

AQUA. A Visão de Leonardo

AQUA homenageia Leonardo da Vinci – cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico italiano que faleceu há 500 anos. A instalação, imersiva e escura, mistura projeções de luz, música e elementos de água. O nome da instalação vem não somente do elemento principal, mas também se refere aos estudos de da Vinci sobre a água, que ainda hoje são um ponto de referência no universo científico.

 

Philippe Starck

Fechando o primeiro dia de MDW, fomos conferir o trabalho do Philippe Starck, um dos maiores designers do mundo. A instalação digital assinada por ele marca a reinauguração da loja da Flos, marca de iluminação.

 

A partir de amanhã (dia 09/04), acompanhe a nossa cobertura também pelo perfil da @duratex_pisosepaineis no Instagram! Vamos mostrar tudo por lá!