8 cafés em SP que nós adoramos
Quem acompanha nosso Instagram (especialmente os stories!) sabe que sempre visitamos algum café gostoso em São Paulo. Aqui estão alguns deles.
A diversidade de São Paulo é uma das coisas que mais gostamos aqui na cidade – especialmente quando o assunto são os vários restaurantes, bares e, claro, cafés. Os endereços abaixo são alguns dos nossos favoritos e sempre gostamos de passar por eles quando temos um tempinho para tomar um expresso, comer um doce ou até fazer um brunch. Ah, e eles são lindos. Olha só:
Futuro Refeitório
Amplo, industrial, rústico e aconchegante, o Futuro Refeitório ocupa um espaço que costumava ser um estacionamento e, antes disso, uma fábrica de fundição. Muitos dos elementos originais foram mantidos no projeto do arquiteto Felipe Hess, que preferiu tons neutros para o mobiliário e pintou as paredes de branco, preto e amarelo. Com diferentes cantos – com mesas maiores, menores, sofá e balcão -, o endereço tem um cardápio bem eclético, com pães (de Hanny Guimarães), cafés (de Natalia Ramos), pratos e drinques.
Fica na R. Cônego Eugênio Leite 808 – Pinheiros. Funciona de segunda a quinta das 8 às 22h30; de sexta das 8 às 23h; de sábado, feriado e emenda das 9 às 16h e das 19 às 23; e de domingo das 9 às 16h.
Perseu Coffee House
Na esquina da Alameda Santos com a Rua Augusta, o Perseu fica no hall de entrada do edifício Santos Augusta e tem o nome inspirado na constelação de mesmo nome. Voltado para o café, o local tem blends exclusivos e torrefação artesanal, com cinco métodos de extração (prensa francesa, Aeropress, Hario V60, Chemex e Clever). Barista e mestre de Torra, Ton Rodrigues assina o cardápio, que conta com opções para o café da manhã, salgados e doces. O projeto do arquiteto Isay Weinfeld, que transformou o espaço de 100 m2 em uma enorme sala de estar com peças de madeira e mobiliário convidativo.
Fica na Alameda Santos, 2159. Funciona de segunda a sexta das 8 às 20h; e de sábado e domingo das 9 às 21h.
Jardin
Loja de plantas, coworking e café compõem o espaço do Jardin, que busca trazer um pouco da natureza para o vida na cidade grande. Quem quiser comprar uma espécie vai encontrar plantas que se dão bem em apartamentos e que não exigem tantos cuidados. No cardápio, comidas veganas, salgadas e doces, cafés quentes e frios. Com dois ambientes diferentes, o coworking Sala Jardin tem espaço para trabalho, conversas ou reuniões em grupo (a partir de 3 pessoas) e custa R$15 a diária.
Fica na Rua General Jardim, 494 – Vila Buarque. Funciona de segunda a sábado das 9 às 19h.
Torra Clara
Como o próprio nome já diz, aqui a preferida é a torra clara, por ser um café suave mas com a acidez e doçura acentuadas. Mas o espaço também oferece as torras média e escura, e cinco métodos de preparo: expresso, Hario V60, Chemex, French press e Sifão. Parede de tijolos aparentes, azulejos brancos e tinta de lousa, banquetas e algumas plantas compõem o décor. Já o cardápio tem opções como waffles, pão artesanal, tortinhas e milkshake.
Fica na Rua Oscar Freire, 2286 – Pinheiros. Funciona de segunda das 10 às 18h30; de terça a sexta das 8 às 18h30; e aos sábados das 10 às 15h.
BotaniKafé
Em um espaço bem iluminado em Pinheiros, o BotaniKafé une café, restaurante, brunch e botânica. O cardápio tem pratos para o almoço, tipo pf (como o Nasi Goreng & Ceviche), além de comidas de café da manhã, brunch e doces. A dica é usar o app Getin para a espera.
Fica na Rua Padre Carvalho, 204 – Pinheiros. Funciona de terça a sexta das 8 às 19h; e de sábado, domingo e feriado das 9h30 às 16h30.
Coffee Lab
Um laboratório de torra, degustação e preparo de cafés, o Coffee Lab é um dos mais premiados do mundo e tem foco em micro lotes com características singulares. Na Vila Madalena, o endereço tem espaço interno e externo, repleto de plantas, e oferece, além dos cafés em si, cursos e sorvete de casquinha.
Fica na Rua Fradique Coutinho, 1340 Vila Madalena. Funciona diariamente das 10 às 18h.
King Of The Fork
Com nome inspirado na premiação King of the Mountains, para ciclistas, o King of The Fork (KOF) mistura o mundo do ciclismo com o do café. Lá, é possível encontrar acessórios para bikes e também cafés, cervejas, sanduíches e doces (o cookie é uma delícia!). No décor, mesa de piquenique na área externa e soluções para espaços pequenos se destacam.
Fica na Rua Artur de Azevedo, 1317 – Pinheiros. Funciona de segunda a sexta das 9 às 20h, e de sábado das 9 às 18h.
Café Habitual
Sob o pretexto do “coffee&brunch”, o Café Habitual tem décor minimalista (destaque para o papel de parede tropical!), com um cardápio que inclui sopas, pratos, sanduíches e doces como o Persian Love Cake, feito com farinha de amêndoa, limão siciliano, rosa e pistache; ou o brownie de chocolate amargo com pasta de amendoim integral.
Fica na Alameda Tietê, 602 – Jardim Paulista. Funciona de segunda a sexta das 8 às 18h, e de sábado e domingo das 9 às 18h. A cozinha fecha às 16h.