Escritório de 15 m2 para a IdeaZarvos
Montamos um office multiúso com estilo industrial e aconchegante
Um dos desafios do Office Spot, decorado que assinamos para a IdeaZarvos, foi o tamanho: apenas 15 metros quadrados. Além disso, o espaço tem um pilar estrutural existente que precisa ser respeitado.
Assim, planejamos um escritório com copa, uma bancada central e um espaço para reuniões e descompressão. Escolhemos um estilo industrial e aconchegante, com paleta dominada pelo cinza, verde, branco e pela madeira.
Para maximizar o armazenamento, instalamos vários armários ocultos, e o Henrique criou uma prateleira-nicho de madeira que envolve toda a sala. Nela colocamos plantas, objetos, livros e caixas organizadoras.
Como a customização e a versatilidade eram um must, a principal bancada de trabalho fica apoiada em um trilho e é móvel. Um armário rolante fica embaixo dela para guardar documentos. Aplicamos um espelho em toda a lateral – otimiza a luz natural e dá impressão de amplitude.
Já que o projeto era para uma equipe produtora de conteúdo, foi preciso integrar um recuo de gravação, que fica aparente quando a mesa é totalmente posicionada para o lado da copa.
O mesmo padrão da prateleira-nicho foi usado na “caixa” que determina o espaço de reuniões/espaço de descompressão. Ele envolve todo o canto da sala, revestindo do piso ao teto. Em um dos lados, a madeira forma um painel que abriga a TV, nicho e armários.
No teto, o painel forma uma treliça, que preenchemos de plantas. Para a regar, deixamos um recorte com recuo bem largo para facilitar o acesso aos vasos. A outra parede conta com dois armários grandes.
Na parede da entrada, três recortes de tela aramada branca preenchem toda a extensão. Ali colocamos décor, lousa e ganchos para organizar as bolsas e guarda-chuva.
O ponto de cor ficou na copa, com armários revestidos em padrões da Duratex em duas cores: Verde Real embaixo (quero muito usar na casa nova!) e Verde Mint em cima.
Para ficar mais confortável, optamos por um frigobar expositor e deixamos algumas coisas à mão, como coador de café e um bolo. A mesma pedra da bancada, que foi dividida entre área seca e molhada, sobe para o frontão até a altura do armário.
Por fim, a iluminação é um dos destaques: o Henrique criou vários cenários, distribuindo pendentes e iluminação embutida por todo o projeto. Todos os móveis soltos e décor são da Vitra e os metais são da Deca (compramos na Leroy Merlin).
Veja também:
203 Transforma #5: home office funcional
203 Transforma #4: quarto montessoriano
203 Transforma #3: cozinha delicada