Estamos restaurando pela 2a vez e, apesar de ser muito trabalho, eu indico 100%
Restauramos o piso de taco da #AntigaCasaNova e, agora, estamos fazendo o mesmo no #AntigoApêNovo. O piso de madeira é um charme e traz um aconchego muito especial. No melhor estilo sustentável, temos dicas atualizadas para mostrar que é possível fazer isso em casa, e fica lindo.
Dá uma olhada:
- Alugue uma lixadeira industrial: Gente, sério, não façam isso na mão! Nós tínhamos cinco cômodos para lixar e, sem a lixadeira industrial, estaríamos em outra dimensão agora! 😂
- Escolha a lixa certa: Nos lugares que alugam a lixadeira, eles também vendem as lixas. Comece com um grão bem grosso. Nós usamos a 16 e depois a 24 porque nosso piso estava com uma crosta de cera sobre cera. Depois, passamos para a 80 e a 120, que são lixas mais finas. Tentamos tirar a cera na mão com removedor e não deu certo, mas a lixa grossa resolveu o problema. Nessa parte da restauração, você também pode substituir alguns tacos que estejam quebrados ou também tirar as manchas mais difíceis.
- Rejunte com a mistura do Edu: Para rejuntar, usamos a dica do Edu de misturar cola de madeira, o próprio pó do piso e água até ficar homogêneo. Passamos com um rodinho e deixamos secar até o dia seguinte. Depois, lixamos novamente com a lixa 120.
- Finalização com Bona acetinada: Para finalizar, compramos uma Bona com acabamento acetinado e aplicamos com um rolo de lã de 5mm para superfícies lisas. Mesmo ainda não finalizado, já estava lindo.
- Se preferir contratar alguém: Caso você seja de São Paulo e prefira contratar um profissional para não se preocupar, eu super recomendo o Wellington (11 95448-0268), o melhor!
Dicas extras para cuidado:
Não deixe cair água no piso! A umidade facilita o bolor e acaba estragando o taco com o tempo. Além disso, não use desinfetantes, produtos multiuso e a base de silicone, pois se acumulam na superfície e deixam o taco manchado. Depois de todo o trabalho de restaurar, não pode descuidar, hein?
Veja também:
Tutorial: restaurando piso de taco em 4 passos
Por que escolher um piso de madeira?
#AntigaCasaNova: tour do quarto do Pedrinho