Teve instalação em um antigo matadouro, novos designers, sustentabilidade, uma antiga casa de banho, um apartamento inteiro e um palácio maravilhoso
E chegamos ao nosso quarto ano de Semana de design de Milão com a Deca! São dias super intensos, repletos de design, tendência, inspiração e criatividade. E fica de olho aqui no blog e no Insta, porque estamos fazendo a cobertura completa 🙂
Aqui minha seleção do que mais gostei no primeiro dia da Design Week:
Gubi
Começamos o dia conhecendo a instalação impecável da Gubi, marca de mobiliário para áreas internas e externas que ocupou um antigo clube de banho da cidade. Com o tema Bagni Misteriosi (Banho Misterioso), apresentou releitura de móveis em um sonho de cenografia.
A exposição especial TEN: Beyond the Beetle presta homenagem a um ícone com 10 respostas artísticas multidisciplinares à cadeira Beetle, de GamFratesi. A locação é muito conhecida no mercado da moda, mas é a primeira vez que uma marca de mobiliário ocupa o espaço.


Alcova

Uma plataforma de novos designers que ocupa espaços abandonados em Milão, Alcova ocupa, neste ano, um antigo matadouro (no ano passado foi um antigo hospital militar!). Alguns destaques são a designer venezuelana Bea Pernia, que apresentou um mobiliário feito com a junção de pedra e madeira; studio Thier&vanDaalen, com luminárias de vidro soprado; Jonathan Bocca, que criou peças com peças de papel machê com papel reciclado; e Atelier Areti (das irmãs Gwendolyn e Guillane Kerschbaumer) e suas luminárias minimalistas, divertidas e coloridas.
A partir do evento, uma série de reformas serão realizadas para revitalizar o espaço, e o mais legal é que os próprios designers recebem as pessoas para apresentar as peças e ideias de concepção. Quase todos os profissionais contemporâneos têm um viés sustentável na hora de desenhar suas peças.
Maarten Baas x G-Star RAW | More or Less
Uma igreja desativada do século XVI foi a locação escolhida pela marca de jeans G-Star RAW e o designer Maarten Baas para a instalação More or Less (Mais ou Menos). A mostra destaca a tensão entre o desejo de mais e a necessidade de menos e foi pensada para provocar os visitantes. E conseguiram: entre outras coisas, eles revestiram um avião com jeans reciclado.
Doppia Firma no Palazzo Litta
Mostrar trabalhos feitos por designers e mestres artesãos que transgrediram os limites tradicionais de seus respectivos ofícios para criar objetos lúdicos e inovadores – essa é a proposta da 7a edição do Doppia Firma, que acontece no Palazzo Litta. As collabs foram feitas por 24 pares de artesãos e designers de todo o mundo, incluindo dois pares que fazem parte do projeto “Artijanus / Artijanas”, desenvolvido sob a curadoria da Triennale di Milano.
L’Appartamento de Artemest
Em um prédio histórico de 1930, a Artemest convidou seis prestigiados estúdios internacionais de design de interiores para criar o L’Appartamento – ambientes com curadoria dos profissionais mobiliados usando apenas móveis, acessórios, iluminação e arte criada por uma seleção de artesãos, marcas e artistas italianos que colaboram com a marca. Os estúdios são Anne-Sophie Pailleret, Kingston Lafferty Design, MONIOMI Design, Nina Magon, Styled Habitat e T.ZED Architects.
Veja também:
16 destaques do FuoriSalone 2023