O corpo negro em diáspora é o tema central do trabalho do artista brasiliense, em cartaz no Museu até 30/10

Parte de sua programação bienal dedicada às Histórias brasileiras (2021-22), que comemora o bicentenário da independência do Brasil, o MASP apresenta – ao lado de mostras de artistas como Joseca Yanomami, Madalena dos Santos Reinbolt (1919-1977), Judith Lauand e Cinthia Marcelle – Dalton Paula: retratos brasileiros.
A mostra individual do artista brasiliense reúne 30 pinturas que retratam lideranças e personalidades negras historicamente invisibilizadas no Brasil e ocupa o mezanino no 1o subsolo do museu, onde fica em cartaz até 30 de outubro.

“O artista busca uma vocação no presente sem se desfazer da violência do passado. Tanto que ‘parte’ seus retratos em dois, em duas telas unidas, que deixam entrever a fenda. Assim, fica aparente a incompletude, mas também a plenitude dessas pessoas”, explica a curadora Lilia Schwarcz.

O trabalho de Dalton Paula integra coleções importantes, como a do Museum of Modern Art (MoMA), de Nova York; do Art Institute of Chicago, em Chicago; da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do MASP.

Dalton Paula: retratos brasileiros
Quando: 29/7 até 30/10
Onde: MASP — Avenida Paulista, 1578
Horário: às terças-feiras (grátis) das 10 às 20h e de quarta a domingo das 10 às 18h
Ingressos: R$ 50 (entrada) e R$ 25 (meia-entrada), agendamento on-line obrigatório pelo link masp.org.br/ingressos
Veja também:
203 Transforma: quarto de menino
6 dicas para aquecer a casa no inverno
203 por SP: nosso roteiro na Av Paulista