Sustentabilidade, reimaginação e muita inspiração marcaram nossa passagem pela Moooi, Rossana Orlandi, espaços culturais, e mais
Chegou o nosso 3o dia de Fuori Salone, na Semana de Design de Milão 2022, e uma coisa que eu amo da cidade é que absolutamente tudo se faz de transporte público. Os bondinhos, em especial, são puro charme. E é encantador esse respeito da Itália a toda a história, toda arquitetura preservada.
Vamos ao itinerário?
Dimore Gallery
O vintage que só a Dimore faz abrilhantando a região centrale, mais afastada e que aparentemente vai voltar nas próximas edições da DW. Ali é possível visitar (fica aberto à todos) e comprar móveis e peças assinadas pela dupla Emiliano Salci e Britt Moran, que também fez uma curadoria de produtos. Os lançamentos são apresentados na mostra ORIZZONTI, sob o tema “mudando perspectivas” (Changing perspectives).
Dropcity
Atravessamos a rua e conhecemos o projeto Dropcity, o novo centro de arquitetura e design com mais de 10 mil metros quadrados dentro da Magazzini Raccordati, na estação central. A ideia é do arquiteto Andrea Caputo e recebeu investimento em tecnologia, formação, estudo e robótica – um espaço completo dedicado aos profissionais da área. O espaço deve abrir oficialmente em 2024.
Moooi
Uma experiência física e digital que combina o melhor do design, estilo de vida e tecnologia, “A Life Extraordinary” de Moooi em Milão foi idealizado pela LG OLED e envolve colaborações com empresas, artistas e talentos criativos. Cenografia UAU para lançar os produtos. Entre eles, um robô difusor, resultado de uma parceria da marca com a IDEO.
Ariake Collection
Duas fábricas japonesas de móveis – Legnatec e Hirata Chair – se uniram para fundar a marca Ariake Collection. Em Milão, a grife organizou a mostra “Cipango: Japan Reimagined”, que acontece em um apartamento e traz novos produtos assinados por Inga Sempé, Note Design Studio, Zoë Mowat, Norm Architects, Keiji Ashizawa Design, Neri&Hu, Francesco Rota, e Gabriel Tan.
Pausa para o almoço no Igiban Japanese Restaurant.
Lee Broom
Para comemorar seus 15 anos, a marca criou uma série escultórica limitada feita à mão com gesso e tecido, pelo próprio fundador, o designer de móveis, iluminação e interiores Lee Broom. O tema principal é Divine Inspiration (inspiração divina), e é a maior exibição do profissional em Milão.
Bosco Verticale
É um edifício residencial sustentável, parte de um projeto de reflorestamento urbano vertical que contribui para a regeneração do meio ambiente e para a biodiversidade na cidade. Se todo o espaço do prédio fosse distribuído em um espaço horizontal, ocuparia uma superfície de mais de 40 mil metros quadrados. Quem assina é Stefano Boeri.
Rossana Orlandi
Os finalistas do RoGUILTLESSPLASTIC, um projeto internacional de design sustentável idealizado e curado por Rossana Orlandi e Nicoletta Orlandi Brugnoni, estão exibidos no atelier da artista durante a Milan Design Week. Entre eles, um lustre feito de frascos de perfume.
Alcova
Depois de receber mais de 60 mil visitantes no Supersalone no fim do ano passado, a Alcova reabre as portas do magnífico parque urbano do Centro Hospitalar Militar de Milão, tornando uma nova área do complexo acessível ao público pela primeira vez. O local oferece um programa expositivo muito rico, com eventos, palestras, instalações, projetos site-specific e performativos.
Starbucks Reserve
A única loja na Europa com torrefação feita no local, fica em um antigo prédio dos correios. Na reforma, a matéria-prima, os revestimentos e os designers foram todos locais. O cardápio é diferente das outras Starbucks, com várias bebidas tradicionais ficando fora do menu, e tem pizza no café da manhã. O projeto ficou lindo, com área externa super charmosa. O décor foi inspirado na Fantástica Fábrica de Chocolate e tem mobiliário da Cassina assinado por Patricia Urquiola.
Flos
“See The Stars Again” (Veja as estrela de novo) é o nome da mostra que celebra os 60 anos da Flos. Além das novas coleções e da Edição Limitada 2022 da icônica luminária Arco, de A. e P.G. Castiglioni, há um cronograma de palestras, um restaurante pop-up, oficinas do coletivo Fosbury Architecture e atividades para crianças. Um dos destaques é o Skynest, com estrutura em policarbonato e revestimento em corda de tecido de fibra PET (feito a partir de garrafas recolhidas no mar).
Navigli
Encerramos o dia no canal mais antigo de Milão: o Naviglio Grande. Construído no século XII, o canal artificial com quase 50 km foi utilizado para o transporte de vinho, produtos alimentícios, carvão, madeira e mármore para a construção do Duomo, ícone da cidade. O bairro é super descolado – tipo a Vila Madalena de São Paulo.
Veja também:
Philippe Starck, Irmãos Campana e Tom Dixon no 2o dia de Milão 2022
Milão 2022: 1o dia na Design Week
Conheça a Alugados, nossa nova websérie com Westwing e Suvinil