Japan House apresenta Windowology, um estudo de janelas no Japão
Depois de passar por Los Angeles, a mostra fica em SP até 22 de agosto e ainda neste ano será exibida em Londres

O papel das janelas no design, na construção das relações sociais, nas artes, na arquitetura e na literatura é o foco de WINDOWOLOGY: Estudo de janelas no Japão, em cartaz na Japan House São Paulo.
Concebida pelo Window Research Institute, instituição japonesa que se baseia na crença de que as janelas refletem a civilização e a cultura ao longo do tempo, a exposição apresenta desenhos técnicos, maquetes, fotos, vídeos, mangás e obras literárias.
“As janelas são repletas de simbologias e atribuições poéticas e valorizar algo que está ao nosso lado nem sempre é uma percepção imediata. Mas basta pensar nas consequências da sua ausência, especialmente em tempos de confinamento e isolamento, para entendermos o porquê de elas merecerem tanta deferência”, conta Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo.

Um dos destaques da exposição é a réplica em tamanho real (escala 1:1) do Yōsuitei, denominado também de Jûsansōnoseki (sala de 13 janelas), casa de chá que possui o maior número de janelas, feita de papel artesanal japonês (washi).
O curador da mostra é Igarashi Taro, Doutor em engenharia, historiador, crítico de arquitetura e professor na Universidade de Tohoku, em Sendai, no Japão. Ele também foi curador do Pavilhão japonês na Bienal de Veneza em 2008.
Depois de passar por Los Angeles, WINDOWOLOGY: Estudo de janelas no Japão fica em cartaz até 22 de agosto no segundo andar da JH, e ainda neste ano será exibida em Londres.
WINDOWOLOGY: Estudo de janelas no Japão
Quando: de 29 de junho a 22 de agosto de 2021*
Onde: Avenida Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo
Horário: de terça a sexta-feira das 10 às 17h, e aos sábados, domingos e feriados das 9 às 18h*.
Ingressos: Entrada Gratuita, com agendamento online antecipado opcional
*As datas e os horários de visitação podem ser alterados de acordo com as determinações do Plano São Paulo.
Veja também:
Qual o tamanho de mesa ideal para você?
Miado: o mundo oriental da chef Renata Vanzetto
Japandi: 7 ambientes para se inspirar