Pavilhão Britânico apresenta O Jardim das Delícias Privatizadas em Veneza
A exposição faz parte da tradicional Biennale Architettura e fica em cartaz de 22 de maio a 21 de novembro

A Bienal de Arquitetura de Veneza, na Itália, é um dos principais eventos do mundo, e conta com uma divisão em pavilhões, geralmente por país.

Neste ano, a Biennale Architettura acontece de 22 de maio a 21 de novembro e o British Council convidou o escritório Unscene Architecture para assinar o espaço do Reino Unido.

Com inspiração no O Jardim das Delícias Terrenas (The Garden of Earthly Delights), do artista holandês Hieronymus Bosch, o estúdio criou O Jardim das Delícias Privatizadas.

O percurso, que simula um passeio em uma cidade, incita a discussão sobre espaços públicos privados, desafiando a polarização de organizações públicas e privadas e apresentando soluções sobre como elas podem trabalhar juntas.

Outro ponto importante da discussão levantada pela mostra é a sugestão de que os espaços do tipo ficam entre dois extremos: a utopia da terra comum antes da Lei de Compartimentos do século 18, e a distopia da privatização total.

Entre os temas explorados pela Unscene Architecture estão a criação de dois novos Ministérios – o Ministério de Dados Coletivos e o Ministério da Terra Comum; o pub como um espaço de ação cívica; e a possibilidade de abrir e reprogramar jardins exclusivos para criar mais espaços públicos ao ar livre.

Ao lado do escritório de arquitetura, cinco times de designers foram convidados para colaborar no projeto: The Decorators; Built Works; Studio Polpo; Public Works; and vPPR.

Você pode assistir a um vídeo sobre o Pavilhão Britânico no YouTube.
O site Biennale Pavilions também disponibilizou tours de exposições, streams e programação de eventos – tudo online – de 22 pavilhões.








Veja também:
Cooktop de indução – é para você?
Mesa Posta 203: conheça nosso primeiro curso!
A fazenda sustentável de Ashton Kutcher e Mila Kunis em LA