Cooktop de indução – é para você?
Maior eficiência energética e mais segurança são algumas das vantagens do modelo

Nos últimos anos surgiram várias soluções tecnológicas. Uma das que mais gostamos é o cooktop de indução – temos um desde antes mesmo de nos mudarmos para a #AntigaCasaNova.
O modelo é prático, mais eficiente, mais preciso e também mais seguro, o que é essencial para quem tem criança em casa. Pensando nisso, recorremos à Electrolux para criar um mini guia do cooktop de indução.
Olha só:
O que é
Um modelo de fogão sem forno, o cooktop confere rapidez, segurança e sofisticação e pode ser instalado em qualquer superfície plana.
São três opções: de indução, elétrico ou a gás.

Cooktop a gás
Funciona assim como os fogões convencionais e é a opção mais tradicional.
Cooktop elétrico
Aquece rapidamente e permite que você tenha maior precisão da temperatura.

Cooktop de indução
É o modelo mais moderno. Muito parecido com o cooktop elétrico, e com mesa vitrocerâmica, o de indução tem aquecimento feito por indução eletromagnética – ele só esquenta quando a panela certa estiver em contato com a superfície. Sem panelas não há transferência do calor.
Além de ser o modelo mais moderno, o cooktop de indução conta com funcionalidades e diferenciais que ajudam a garantir os melhores resultados. Uma delas é a potência, já que nele a água ferve 4x mais rápido.

Panelas especiais
Por causa da indução eletromagnética, o cooktop de indução precisa de panelas que tenham fundo de ferro fundido ou de aço inox magnetizado. Para identificar, os modelos geralmente têm um ícone no fundo, mas também é possível fazer um teste com um ímã.
Cuidados na hora de instalar
A base precisa ser firme para fixação – pode ser de concreto, granito, mármore ou porcelanato. Apesar de cooktops de indução permitirem instalação com um plug e uma tomada de uso exclusivo, prefira uma conexão direta com a fiação, o que é mais recomendado por conta da segurança.
Vale lembrar que você vai precisar de ajuda especializada durante todo o processo. A fiação elétrica e o disjuntor também devem estar preparados para suportar a peça.

Limpeza
Com mesa de vidro ultra resistente, lisa e plana, os cooktops são fáceis de limpar. É só usar um pano macio com detergente neutro, saponáceo ou outro produto específico para limpeza vitrocerâmica e manter uma rotina de cuidado.
Coifa ou depurador?
Ambos renovam o ar do ambiente.
Enquanto a coifa suga e filtra toda a gordura e ar quente, liberando-as para o exterior, o depurador funciona como um reciclador de ar que puxa, filtra e devolve ao próprio espaço.
A melhor escolha depende do tamanho do ambiente: para uma metragem menor, escolha o depurador. Mas, se a cozinha for grande, prefira uma coifa (também funciona com ilhas).

Veja também:
Mesa Posta 203: conheça nosso primeiro curso!
A fazenda sustentável de Ashton Kutcher e Mila Kunis em LA
8 restaurantes assinados por decoradores das celebridades