Esta é a 1a casa impressa em 3D da Holanda com moradores
Com 94 metros quadrados, a morada é o primeiro projeto residencial comercial do mundo baseado na impressão 3D de concreto

A cidade de Eindhoven foi a escolhida pelo Project Milestone para receber a primeira casa impressa em 3D projetada pelos arquitetos holandeses Houben & Van Mierlo. Trata-se da primeira casa do tipo com moradores na Holanda – e possivelmente na Europa. Também é o primeiro projeto residencial comercial do mundo baseado na impressão 3D de concreto.

Com 94 metros quadrados e um andar, o espaço tem formato de pedra, foi impresso em concreto e construído em 24 camadas, que foram empilhadas no local, apesar da impressão ter acontecido nas redondezas. Telhado, janelas e portas foram adicionados.

No interior, as paredes foram deixadas ao natural, conferindo um estilo industrial e rústico. Um layout integrado foi escolhido para as áreas da cozinha e das salas, e ocupa metade da metragem total. A outra metade foi ocupada com um grande quarto e um banheiro.

Esta é apenas a primeira unidade – outras quatro casas serão construídas e cada uma será mais complexa que as anteriores, usando técnicas diferentes. No final, Bosrijk ficará completo com um jardim de esculturas.

Anunciado em 2016, o Project Milestone é uma colaboração entre a Universidade de Tecnologia de Eindhoven e vários especialistas em construção. O objetivo é aprender com o projeto para ajudar a ampliar a produção de casas impressas em 3D.




Veja também:
Pharrell abre The Goodtime Hotel em Miami
A evolução do banheiro ao longo dos anos
5 cozinhas de madeira para se inspirar