Escritos para liberdade: imagens e autobiografias de escravizados, e Museus, danças e artes visuais nos séculos 20 e 21 são os temas do mês

MASP Escola: os cursos de outubro
Trisha Brown e Dianne Madden performando ‘Set And Reset’, 1983, arquivo Jack Mitchell, coleção Craig Highberger, Senoia, Geórgia, Estados Unidos

Além de ter migrado as aulas para um ambiente online desde o começo da pandemia, o MASP Escola também tem lançado cursos novos e inéditos todos os meses. Todas as aulas serão transmitidas ao vivo e as gravações ficam disponíveis posteriormente por tempo limitado.

Em outubro, as novidades são dois cursos: Escritos para liberdade: imagens e autobiografias de escravizados, e Museus, danças e artes visuais nos séculos 20 e 21.

MASP Escola: os cursos de outubro
Capa de ‘Ain’t I a Woman? A Midwest Newspaper of Women’s Liberation’, v. 1, n. 1, 26.6.1970 – jornal publicado entre 1970 e 1974 em Iowa City, Estados Unidos, acervo MASP

Quem quiser participar pode se matricular pelo site do museu – as vagas são limitadas e os cursos custam R$ 240 (Amigo MASP tem 15% de desconto). No final, os alunos que tiverem 75% de frequência receberão um certificado de conclusão de curso em formato digital.

O MASP Escola também oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino. Para concorrer a uma delas, os interessados devem preencher o cadastro disponível por meio da opção “Solicitação de bolsas para professores” na página de cada curso.

Veja abaixo os detalhes da programação de outubro:

Escritos para liberdade: imagens e autobiografias de escravizados com Rafael Domingos Oliveira  

  • Às quintas e sexta: 15, 22 e 29/10 e 5,12 e 13/11
  • Das 19h às 21h   

Com base em autobiografias de pessoas negras escravizadas, publicadas entre fins do século 18 e durante o século 19, e na análise de obras exibidas na exposição Histórias afro-atlânticas (MASP, 2018), o curso discutirá as produções escritas e visuais que conectam trajetórias afro-diaspóricas, mulheres e homens que passaram pela experiência da escravização e da luta pela liberdade (nos Estados Unidos, Brasil e Cuba), como Mahommad Gardo Baquaqua, Juan Francisco Manzano, Sojourner Truth e Olaudah Equiano. O objetivo é possibilitar outros olhares para temas recorrentes da historiografia sobre escravidão, liberdade e abolicionismo. Ao longo das aulas, a produção iconográfica que se relaciona com a escrita autobiográfica no contexto da escravidão será apresentada e mediada.

 

Museus, danças e artes visuais nos séculos 20 e 21 com Júlia Abs

  • Às quartas: 14, 21 e 28/10 e 4/11
  • Das 19h às 21h

O curso apresentará uma reflexão sobre as histórias da dança e das artes visuais com base em deslocamentos de tempo, geografia e campos do saber, ao aproximar coreografias e imagens que apresentam temas e problemáticas comuns, caso de Isadora Duncan e Jérôme Bel; Yvonne Rainer, Simone Forti e Robert Morris; Boris Charmatz, Tino Sehgal, Anne Imhof e Xavier Le Roy, e artistas que compõem o eixo curatorial do MASP em 2020 com exposições individuais. 

 

Veja também:

Cosentino lança a coleção Silestone Loft

Tranquilidade, bem-estar e beleza no escritório da Goop em LA

Design brasileiro: nova coleção de mesas do ALVA