5 casas que profissionais construíram para eles mesmos
Os arquitetos e designer priorizaram elementos diferentes e escolheram estilos distintos para os espaços

No Rio de Janeiro, Japão, Uruguai, Noruega e Inglaterra, estas cinco casas foram projetadas por quatro arquitetos e um designer para funcionarem como suas casas – permanentes e de veraneio.
De cabana na natureza a complexo de edifícios, conheça os refúgios de John Pawson, Rodrigo Simão, Jon Danielsen Aarhus, Alejandro Sticotti e Makoto Suzuki abaixo.
Home Farm, por John Pawson

Designer britânico minimalista, John Pawson transformou um complexo agrícola de 1610 em um retiro familiar no interior da Inglaterra, em Cotswolds. Curiosidade: o espaço conta com três cozinhas.


Casa em Samambaia, por Rodrigo Simão

Perto do Rio de Janeiro, o arquiteto Rodrigo Simão – fundador do escritório que leva seu nome – construiu a Casa Samambaia com diferentes ambientes ao ar livre, muita luz natural e piscina circular. Ele vive ali com sua esposa, a artista plástica Katharina Welper, e os filhos.


Cabin Ustaoset, por Jon Danielsen Aarhus

Esta cabana fica na na zona rural da Noruega, entre Oslo e Bergen, e foi projetada pelo arquiteto Jon Danielsen Aarhus. Ela conta com área de esta envidraçada e vista privilegiada da natureza ao redor.


La Pedre, por Alejandro Sticotti

O nome da casa de veraneio do arquiteto argentino Alejandro Sticotti homenageia a região escolhida por ele. Em La Pedrera, no litoral uruguaio, a construção tem estilo brutalista e rústico.


Makoto Suzuki

Edifícios de madeira interligados dão forma ao espaço de trabalho e à casa do arquiteto japonês Makoto Suzuki. O complexo, que fica em Sapporo, inclui também um escritório para sua esposa, uma casa de temporada para seu pai, e um estúdio para o escultor Takenobu Igarashi.


Veja também:
#AntigaCasaNova: tour pela sala de jantar com o Westwing
Ryue Nishizawa assina casa incrível na costa chilena
Netflix: 12 séries e filmes para quem ama décor e arquitetura