O artista japonês usou 180 mil hashis para criar uma instalação que ocupa o segundo andar do centro cultural

Tadashi Kawamata Construção Japan House SP
(Estevam Romera/Japan House/Divulgação)

Destaque na cena contemporânea internacional e reconhecido por usar materiais pouco convencionais em suas instalações de grande escala, Tadashi Kawamata recebe seu próprio espaço na Japan House SP com Construção.

De 4 de fevereiro até 12 de abril, ficará em cartaz uma intervenção criada pelo artista japonês com 180 mil hashis de refugo, que ocupa o segundo andar do centro cultural, assim como uma série de fotos e vídeos de suas instalações principais.

Tadashi Kawamata Construção Japan House SP
(Estevam Romera/Japan House/Divulgação)

“Kawamata ocupa a Japan House São Paulo com essa massa simultaneamente densa e leve de hashis, alterando a natureza desse objeto tão simples e corriqueiro, que usamos de forma mecânica, sem muita atenção. Envolve seus visitantes nesse novo ambiente que cria, enaltecendo o material e a sua essência ao tirá-lo de seu contexto. E desconcerta o público com essa intervenção artística e arquitetônica, ao modificar a paisagem com a qual estão acostumados.” comenta Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo. 

Tadashi Kawamata Construção Japan House SP

Construção é a primeira exposição do artista em São Paulo depois de mais de 30 anos. Sua única outra mostra na cidade aconteceu na 19ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1987. A montagem da instalação contou com a ajuda de mais de 350 estudantes do Programa de Voluntariado da JP.

 

Construção

Onde: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52

Quando: de 4 de fevereiro a 12 de abril

Horário: de terça a sábado, das 10 às 20h, aos domingos e feriados das 10 às 18h

Entrada Gratuita

 

Veja também:

Conheça os vencedores do The Architectural Photography Awards

Parque do Ibirapuera recebe mostra gratuita de Leonardo da Vinci

Flamboyant: Jorge Pardo na Pina Luz