Friends – Uma série leve, divertida e sempre atual.

Ainda que você não seja um grande aficionado por Friends, não há como negar que estamos falando de um dos seriados mais amados de todos os tempos. O último episódio da série foi ao ar em maio de 2004 pela NBC, mas eu ainda assisto como se nunca tivesse visto. O sucesso da série foi tanto que, até hoje, ela ainda é exibida diariamente em diversos países do mundo. Aqui no Brasil, ela é transmitida pela Warner.
Ross, Rachel, Mônica, Chandler, Joey e Phoebe formam um grupo de seis amigos que lutam para se sobressair e progredir na competitiva vida de Manhattan. Seu humor inteligente e apoio mútuo incondicional fazem com sua amizade seja cada vez mais forte, superando assim todos os obstáculos que a vida lhes apresenta. Trabalho, família, responsabilidade, dinheiro, sexo, compromisso e, sobretudo, amor e amizade, são alguns dos temas que preocupam e, às vezes, divertem esses personagens. Não foi à toa que o sofá do Central Perk, o café onde se reúnem para conversar, foi trocado duas vezes por excesso de uso. Esta série foi filmada por dez temporadas, conquistando um sucesso após o outro. Sua trilha sonora promocional, “I’ll Be There for You” (Rembrandts), é tão famosa quanto o programa, pois a sua mensagem e o refrão definem perfeitamente o significado da existência da série.
Os fãs ainda fazem alvoroço diante das notícias que envolvem a série ou os atores dela – como, por exemplo, quando a rotina de gravação é relembrada em alguns programas de televisão ou quando o Central Perk foi inteirinho recriado para a alegria de quem pode visitar Nova York.
Algumas curiosidades para os fãs como eu de Friends:
Friends foi criada por David Crane e Marta Kauffman e transmitida NBC entre 22 de setembro de 1994 e 6 de maio de 2004, com um total de 236 episódios.
Kauffman e Crane começaram a desenvolver Friends sob o título de Insomnia Cafe em novembro de 1993. O diretor de cinema Cameron Crowe alega que a série foi inspirada no seu filme de 1992, Singles. Após várias regravações e alterações, a série foi finalmente nomeada de Friends e estreou na NBC. As filmagens da série ocorreram no Warner Bros Studios, em Burbank, na Califórnia, em frente de uma plateia ao vivo. Depois de dez temporadas no ar, a série chegou ao seu fim. O final da série foi visto por 52,5 milhões de telespectadores estadunidenses, tornando-se o quarto episódio final de série mais assistido na história da televisão.
O criador da série, David Crane, queria que todos os seis personagens fossem igualmente importantes e a série foi elogiada como sendo “o primeiro programa verdadeiramente conjunto”. Os membros do elenco fizeram esforços para manter o formato do conjunto e não permitir que um dos membros dominasse a trama; eles entraram nas mesmas categorias para os prêmios de atuação, optaram por negociações coletivas, em vez de salários individuais, e pediram para aparecerem juntos em fotos de capas de revistas da primeira temporada.
Os membros do elenco se tornaram melhores amigos fora da tela também. O elenco se manteve como bons amigos depois do fim da série, especialmente Cox e Aniston (Aniston se tornou madrinha da filha de Cox e David Arquette. No livro comemorativo oficial de despedida da série, Friends ‘Til The End, cada ator reconheceu separadamente em suas entrevistas que o elenco se tornou sua família